Comissão de Agricultura debate o controle sanitário na fronteira
      A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo  da Assembléia Legislativa realizou esta manhã a quarta reunião de interiorização, no período de um mês. O controle sanitário na fronteira do Brasil com a Argentina e a polêmica de vacinar ou não o  rebanho gaúcho, reuniu no Sindicato Rural de Uruguaiana, mais de 350 pessoas entre produtores, prefeitos, vereadores, universidades, presidentes de associações e sindicatos rurais.
O presidente  da Comissão de Agricultura , Deputado Frederico Antunes (PPB), conduziu a reunião ouvindo as manifestações dos representantes das universidades da Campanha, que tecnicamente sugeriram o retorno da vacinação. O Secretário José Hermeto Hoffman manteve sua posição na defesa da proposta mas disse que o Ministério deve convencer a OIE a manter o status do Rio Grande do Sul, como zona livre de aftosa com vacinação.
Rui Vargas, representante do Ministério disse que todas as medidas de proteção que fazem parte do Programa Nacional de Controle da Febre Aftosa estão sendo rigorosamente cumpridas, mas é preciso estabelecer um consenso para tomar a decisão correta, visando manter o que o Estado lutou tanto para conquistar. Já o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, apelou para a cautela. Sperotto pediu aos produtores que evitem os atropelos, as decisões intempestivas, com todos produtores rurais utilizando mecanismos de prevenção e proteção em suas propriedades.
Após a manifestação de lideranças técnicas e políticas, Antunes comunicou a decisão unânime dos presentes, que é o encaminhamento de um pedido oficial ao Ministério da Agricultura para que até a próxima  quinta-feira, dia 05 de abril, data da próxima reunião da Comissão, se posicione sobre a seguinte situação: caso haja um foco de Febre Aftosa no Rio Grande do Sul, ao invés de usar o rifle sanitário, o Ministério voltaria a vacinar de imediato o rebanho gaúcho, mantendo o estatus de zona livre  com vacinação? Caso o Ministério não concorde com esta proposta a decisão é de voltar a vacinar em todo o Estado.
Os deputados Berfran Rosado(PMDB), Elvino Bohn Gass(PT), Érico Ribeiro (PPB) e Paulo Odone (PMDB) prestigiaram a reunião. 
 03/29/2001
Artigos Relacionados
  
Ministério da Agricultura apresenta a arrozeiros novas regras de controle sanitário
  
Projeto que prorroga prazo para regularizar terras em área de fronteira divide senadores da Comissão de Agricultura
  
Países sul-americanos querem padronizar controle sanitário
  
Serviço de inspeção dos EUA atesta qualidade do controle sanitário brasileiro
  
Encontro discute em Brasília controle sanitário e exportação de frutas
  
ALTHOFF DEFENDE REVISÃO DA LEGISLAÇÃO NO CONTROLE SANITÁRIO DOS ALIMENTOS