COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVA PISO SALARIAL PARA ASSISTENTE SOCIAL



A Comissão de Assuntos Sociais, presidida pelo senador Ademir Andrade (PSB-PA), aprovou na reunião de hoje (dia 9) o substitutivo do senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) a projeto da Câmara que estabelece normas sobre a remuneração mínima para o profissional de assistência social.

De acordo com o substitutivo, o piso salarial do assistentesocial foi fixado em R$ 384,00, ficando assegurados todas as reposições e reajustes previstos pela legislação vigente.

Leomar Quintanilha ressalta no seu parecer que, ao contrário de outras profissões regulamentadas, a relativa ao assistente social deixou de incluir o salário mínimo profissional da categoria. Por essa razão, observou, os salários pagos a esseprofissionais estariam muito aquém do devido.

Por outro lado, a comissão acolheu parecer do senador Osmar Dias (PSDB-PR) pela rejeição de projeto de autoria do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que dispõe sobre a dedução, na declaração anual de rendimentos da pessoa física, dos valores pagos a entidades de previdência privada.

Osmar Dias reconhece em seu parecer que a iniciativa é "muito valiosa", mas destaca que apenas 10 por cento dos cidadãos brasileiros têm condições de contribuir com previdência privada, "sendo injusto que em seu benefício seja prejudicada a maioria da população pela redução dos recursos públicos acarretados pela concessão da dedução". O projeto depende ainda de apreciação da Comissão de Assuntos Econômicos, em caráter terminativo.



08/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS VOTA PISO SALARIAL PARA ASSISTENTE SOCIAL

Comissão de Assuntos Sociais aprova diretores indicados para Anvisa e ANS

Comissão de Assuntos Sociais aprova aposentadoria especial para garis

Comissão de Assuntos Sociais aprova 14 projetos

COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVA CINCO EMENDAS AO ORÇAMENTO

Áudio | Comissão aprova alteração da forma de reajuste do piso salarial dos professores da educação básica