Comissão de Infraestrutura debaterá sistema elétrico e abastecimento de combustível



A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) debaterá na próxima terça-feira (20) com o ministro interino de Minas e Energia, Mário Zimmermann, as condições de funcionamento do Sistema Elétrico Brasileiro, considerando os problemas recorrentes e falhas no fornecimento de energia, com a ocorrência de apagões em diversas regiões do país.

Requerimento nesse sentido também foi apresentado pelo líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), juntamente com outros parlamentares, no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que assim realizará a audiência pública em conjunto com a CI. A reunião está marcada para as 14h.

Combustíveis

A CI também aprovou, nesta quarta-feira (14), requerimento de audiência pública para debater as condições de abastecimento de combustíveis, especialmente a gasolina, para o consumidor brasileiro.

O autor do requerimento, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), se disse preocupado com as notícias de que o governo federal começou a traçar um plano de emergência para evitar o desabastecimento de combustível ainda neste ano. A crise se daria devido ao consumo recorde, que superará 30 bilhões de litros em 2012, mas também à falta de capacidade interna de produção e a problemas de infraestrutura de armazenagem e distribuição.

Foram convidados para a audiência pública Marco Antônio Martins Almeida, secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia; Marcelo Perrupato e Silva, secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes; e Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE).

Espaço aeroportuário

Também foi aprovada a realização de audiência pública, em conjunto com a subcomissão temporária sobre a Aviação Civil, para discutir os termos de concessões dos espaços aeroportuários pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Segundo o senador João Costa (PPL-TO), autor do requerimento, recentemente a Infraero utilizou o ato administrativo 3139/2012 para promover a licitação dos espaços aeroportuários para os usuários do sistema, incluídas as linhas aéreas regulares, os táxis aéreos, a aviação geral e oficinas de manutenção de aeronaves. Somente as primeiras, contudo, teriam sido favorecidas.

“A Infraero tem agido de maneira a favorecer as empresas de linhas aéreas regulares em detrimento dos demais players dos setores, o que vem causando instabilidade e insegurança jurídica quanto à continuidade de seus negócios”, justificou em seu requerimento.

Foram convidados para o debate o presidente da Infraero, Gustavo do Vale; Marcello Guaranys, diretor presidente da Agência Nacional de Aviação (Anac); Ricardo Nogueira, diretor geral da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag); Cmte. José Afonso Assunção, presiden'te do Sindicato Nacional de Empresas de Táxis Aéreos (Sneta); e o Cmte. Milton Arantes Costa, presidente da Associação Brasileira de Táxis Aéreos (ABTAER).



14/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que institui política de abastecimento passa na Comissão de Infraestrutura

Comissão de Infraestrutura promove debate sobre setor elétrico

Comissão de Infraestrutura debaterá tarifa social de energia elétrica na quarta

Governador prevê normalização do abastecimento de combustível em até 48 horas

CI debaterá novo modelo para setor elétrico

Audiência no Rio debaterá relação entre mudanças climáticas e setor elétrico