Comissão debate com secretários de Fazenda MP para combater guerra fiscal



Secretários estaduais de Fazenda participam na manhã desta quarta-feira (20) de debate promovido pela Comissão Mista que analisa a Medida Provisória (MP) 599/2012, uma das propostas do governo para acabar com a guerra fiscal.

A MP cria o Fundo de Compensação Regional (FCR) para reparar as perdas que os estados terão com a unificação gradual das alíquotas do ICMS para 4%, tema tratado por meio do projeto de resolução 1/2013. Ainda pela MP, será também criado o Fundo de Desenvolvimento Regional, que ajudará os estados menos desenvolvidos a atrair investimentos. Os estados ficarão impedidos no futuro de ofertar subsídios com base no ICMS para trazer empreendimentos para seu território.

O relator da MP 599/2012 é o senador Walter Pinheiro (PT-BA), que coordenará o debate, ao lado do presidente da comissão, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Na terça-feira (19), em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos, os governadores presentes se mostraram divididos em relação à unificação do ICMS, alguns reivindicando prazo mais prolongado para a implementação da medida, outros defendendo tratamento mais benéfico para seus estados. Os representantes do Sul e do Sudeste manifestaram preferência pela unificação imediata da alíquota interestadual em 4%.



20/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores chamam secretários de Fazenda para conter 'guerra fiscal'

Secretários de Fazenda divergem sobre medidas para acabar com guerra fiscal

Secretários de Fazenda debatem guerra fiscal nesta terça-feira

Ministério da Fazenda apresenta proposta do governo para acaba com ‘guerra fiscal’

Governo do Estado vai continuar a combater a guerra fiscal

CDH debate distribuição do FPE com secretários de Fazenda