Comissão debate formação de recursos humanos para aviação civil



A Subcomissão Temporária sobre Aviação Civil (Cistac) realiza, na quarta-feira (6), às 14h, audiência pública sobre a formação de recursos humanos para o setor. Os convidados são o coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Raul Francé Monteiro, e o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Formação Aeronáutica (Abefaer), comandante Décio Corrêa.

A subcomissão vem realizando ciclo de audiências públicas com representantes de órgãos públicos, acadêmicos, técnicos, pilotos e outros trabalhadores do setor com o intuito de elaborar um relatório que será encaminhado à presidente da República, Dilma Rousseff com propostas de políticas públicas e ações.

Na última quarta-feira (30), o presidente da subcomissão, senador Vicentinho Alves (PR-TO), entregou um relatório parcial ao ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, com as impressões e sugestões obtidas a partir das 12 audiências já realizadas. No total, serão 15 audiências nacionais e outras seis regionais.

Para cada tema debatido, o documento traz sugestões direcionadas. Da audiência que discutiu as políticas públicas para o desenvolvimento do setor com representantes da SAC, por exemplo, originou-se a sugestão de criação de uma comissão de especialistas para revisar o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), de 1985, o que deve resultar na elaboração de um anteprojeto de lei a ser enviado ao Congresso Nacional.

Já no debate sobre as instituições ligadas à segurança e prevenção de acidentes da aviação civil brasileira, os debatedores sugeriram aumentar o volume de investimentos para expandir o quadro técnico do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e tornar os processos de investigação das causas de acidentes aéreos mais rápidos.

O relatório final da subcomissão será elaborado após a última audiência regional, prevista para o dia 27 de julho, no Rio Grande do Sul.

A reunião ocorrerá na sala 13 da ala Alexandre Costa.



01/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Especialistas cobram política nacional para formação e capacitação de recursos humanos para a aviação civil

Anac inicia Programa Nacional de Capacitação de Recursos Humanos para Aviação Civil

CI debate formação de recursos humanos no Brasil

Aviação civil tem novo debate na Comissão de Infraestrutura

Subcomissão da Aviação Civil debate indústria da aviação experimental

Comissão de Infraestrutura fará debate sobre recursos humanos para o setor aeronáutico