Concurso de acessibilidade premia projetos na internet



Os vencedores do 2º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, o concurso Todos@Web, foram conhecidos na noite desta terça-feira (3), em São Paulo. A iniciativa, uma parceria do Ministério do Planejamento (MP) com o escritório brasileiro do W3C e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), reconhece personalidades, tecnologias, sites e aplicativos que eliminam as barreiras de acesso à web por pessoas com deficiência, sejam elas temporárias ou permanentes.

Essa edição do prêmio teve um aumento de 40% no total de inscritos, passando de 47 iniciativas em 2012 para 66 este ano. Os participantes inscreveram projetos para os mais diversos setores, como bancário, educacional, governamental, empresarial e de organizações sem fins lucrativos.

Confira os vencedores em cada categoria:
  Pessoas / Instituições:
- Leda Spelta – psicóloga e consultora da Acessibilidade Brasil.
Leda é deficiente visual e uma das maiores especialistas do País na avaliação de acessibilidade na internet e na orientação para a construção de sites acessíveis. Conheça a experiência da consultora.

 Aplicativos e tecnologias assistivas:
- Mouse Acessível 
Criado pelo Núcleo de Acessibilidade Virtual da Universidade Federal do Ceará, o equipamento utiliza conexão Bluetooth e permite o uso de um smartphone ou tablet no lugar do mouse convencional para navegação na Internet. Acesse a experiência

 Projetos Web (com três subcategorias):
Governamentais:
- Portal da Casa de Oswaldo Cruz 
canal da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) destaca-se por atender à maior parte dos padrões que garantem a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Serviços / E-commerce:
- Reclamações Procon 
projeto visa facilitar a busca por dados de queixas registradas na entidade de defesa do consumidor e foi desenvolvido por um grupo de estudantes, programadores e designers do curso da Especialização em Padrões Web da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Londrina.

Institucionais / Entretenimento / Cultura / Educação / Informação / Blogs:
- Studio Pilates Potirendaba 
Dentre os concorrentes, o sítio criado pela academia de Pilates foi considerado aquele com mais recursos de acesso às pessoas com deficiência.

Outras informações sobre o Todos@Web na página do prêmio.

Fonte:
Ministério do Planejamento



04/12/2013 20:57


Artigos Relacionados


Concurso premia projetos inéditos para rádio e TV

Iniciativas que promovem a acessibilidade na internet são premiadas

Alckmin premia vencedores de concurso de redação

Senado premia finalistas do 5º Concurso de Redação

3º Concurso de Redação do Senado premia vencedores

Senado premia vencedores do 4º Concurso de Redação