Conferências livres podem ser convocadas até 31 de março



Até o dia 31 de março a sociedade civil poderá organizar etapas livres da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC). Apesar de não eleger representantes, as conferências livres elaboram propostas que serão enviadas à etapa nacional, que ocorrerá de 27 a 30 de maio, em Brasília.

O diretor de Minimização de Desastres do Ministério da Integração Nacional, Armin Braun, destaca a importância da participação popular. "A sociedade pode se organizar e dizer o que espera da Defesa Civil. Isso tudo será levado para etapa nacional, onde serão criadas as bases da Defesa Civil do amanhã", explica.

Para facilitar a realização das conferências livres, foi elaborado o Manual Orientador, com o passo a passo para a organização desta etapa, que está disponível na aba “Biblioteca” do site da 2ª CNPDC (www.2cnpdc.mi.gov.br). Para convocar esta etapa, o responsável deve cadastrar-se no site, na aba “Cadastre sua Conferência”.

A primeira conferência livre da 2ª CNPDC foi realizada extraordinariamente em 23 de janeiro, durante o Fórum Mundial Temático de Porto Alegre. Cerca de 250 especialistas do Brasil e da América Latina discutiram formas de prevenção e redução de riscos a desastres em todo o mundo.

Sobre a 2ª CNPDC

Novo processo de mobilização e consulta, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil promove a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil. Coordenada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, a proposta é definir princípios e diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, criando condições para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12).

Para isso, serão realizadas diversas etapas por todo o país, divididas em: municipais, intermunicipais, estaduais, distrital, livres, virtuais e a etapa nacional. A previsão é que 1,8 mil pessoas participem da Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília de 27 a 30 de maio de 2014. Destas, esperam-se 1,7 mil delegados, dentre agentes de Defesa Civil, representantes da sociedade civil e da comunidade científica e dos conselhos profissionais e de políticas públicas.

Fonte:

Ministério da Integração



12/02/2014 17:39


Artigos Relacionados


Estatais podem ficar livres para investir em 2002

Despesas com meio ambiente podem ficar livres de contingenciamentos

Pessoas com deficiência já podem comprar produtos livres do PIS/Pasep e Cofins

Recursos para as Forças Armadas podem ficar livres de bloqueios

Transferências federais em defesa da mulher podem ficar livres de bloqueio

Estados e municípios podem ficar livres de tributos federais na compra de veículos