Congresso homenageia campanha pelo fim da violência contra a mulher



Nesta quinta-feira (30), às 10h, o Congresso Nacional realiza sessão solene em homenagem à campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres". Realizado desde 1991 em 130 países, o movimento adotou este ano no Brasil o slogan "Uma vida sem violência é um direito das mulheres".

A extensão da campanha por 16 dias deve-se a quatro datas significativas situadas entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, em âmbito mundial. No Brasil, foi acrescida a data de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, comemorada em alguns estados.

O Dia Internacional da Não-Violência contra Mulheres, comemorado em 25 de novembro, é uma homenagem às irmãs Mirabal. Conhecidas como "Las Mariposas", rebelaram-se contra a ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, que governou a República Dominicana entre 1930 e 1961. Já o Dia Mundial de Combate à Aids - 1º de dezembro - marca o fortalecimento do esforço global para enfrentar a epidemia. O Massacre das Mulheres de Montreal, ocasião em que um estudante armado assassinou 14 estudantes da escola politécnica da Universidade de Montreal, no Canadá, em 1989, também é lembrado. Ao disparar os tiros, ele gritava que queria "apenas as mulheres", "as feministas".

No Brasil, a campanha é promovida pela Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento (Agende), organização não governamental sediada em Brasília, em parceria com diversas instituições feministas, órgãos governamentais e empresas públicas e privadas.

Neste ano, 16 segmentos que sofrem diferentes tipos de violência estão em evidência: lésbicas, meninas, jovens, negras, trabalhadoras urbanas, rurais e domésticas, portadoras de deficiência, mulheres na política, mulheres encarceradas, portadoras do vírus HIV, prostitutas, indígenas, idosas, donas-de-casa e migrantes.

Pelo menos uma em cada três mulheres é vítima de algum tipo de violência física, sexual ou outra forma de abuso durante sua vida. Em geral, o agressor é uma pessoa íntima ou membro da família, de acordo com dados divulgados pela organização não governamental Anistia Internacional em 2004.



24/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Exposição comemora campanha pelo fim da violência contra a mulher

Serys anuncia campanha pelo fim da violência contra a mulher

Campanha pelo fim da violência contra a mulher começa em mais de 160 países

Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher será lançada na quinta-feira na CDH

Congresso faz sessão pelo Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher

Henrique Alves diz que Congresso optou pelo combate à violência contra a mulher