Congresso sedia pré-estréia de documentário sobre Floriano Peixoto



O Congresso sediará a pré-estréia do documentário A Esfinge - Floriano Peixoto, que será exibido às 20h desta quarta-feira (6), no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. O convite para a exibição do filme, dirigido pelo jornalista Jorge Oliveira, é assinado pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Aldo Rebelo.

A Esfinge - Floriano Peixoto conta a história da queda da monarquia (1822-1889) e da ascensão de Deodoro da Fonseca, relembra o governo de Floriano Peixoto (1891- 1894) e também revela episódios da Guerra do Paraguai (1865-1870) - períodos até então nunca abordados na cinematografia brasileira. O documentário, filmado em três estados brasileiros - Alagoas, Rio de Janeiro, Santa Catarina - e no Distrito Federal, foi produzido pela empresa Jornalismo, Cinema e Vídeo (JCV), de Brasília.

Com 60 minutos de duração, o documentário reúne depoimentos de historiadores e pesquisadores de vários estados e universidades brasileiras sobre episódios como a Proclamação da República (1889) e o banimento imposto a D. Pedro II, ocorrida com a queda do Império. O filme é narrado pelo ator José Wilker e a trilha sonora é de autoria do maestro Jorge Antunes.



05/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan participa da pré-estréia de documentário sobre Floriano Peixoto

Documentário sobre poetisa Cristina Cesaro tem pré-estreia hoje

Documentário sobre a Laje de Santos estreia nesta terça no MIS

Sexta tem pré-estreia gratuita de documentário sobre poetisa Cristina Cesar

Pinacoteca homenageia Covas em estréia de documentário

Paulo Paim destaca pré-estreia do documentário 'Raça'