Conselho de Ética decide sobre depoimentos de Cachoeira e Demóstenes



O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado reúne-se nesta quinta-feira (10), às 10 horas, para deliberação de requerimentos.  Entre eles, um defendido por Humberto Costa (PT-PE) para ouvir o contraventor Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlos Cachoeira, no dia 17 de maio.

Na oitava reunião do colegiado, também deverá haver decisão sobre a realização de outros depoimentos, como o do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). A reunião será realizada na sala 3 da Ala Alexandre Costa.

De acordo com o presidente do Conselho de Ética, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), os senadores também vão deliberar sobre a possibilidade de ouvir delegados e procuradores que investigaram Carlos Cachoeira e que, no curso da operação, chegaram ao nome de Demóstenes.

Na terça-feira (8), por unanimidade, o Conselho de Ética do Senado aprovou a abertura de processo administrativo disciplinar contra o senador goiano, acusado de quebra de decoro por manter estreitas relações com o contraventor Carlos Cachoeira.

Ao fim das investigações, o relator, senador Humberto Costa, apresentará o relatório final indicando as punições que devem ser aplicadas a Demóstenes. Poderão ser aplicadas sanções que variam de uma simples advertência até a perda do mandato.

Nessa última hipótese, o relatório final deve ser encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e depois à Mesa do Senado. O último passo do processo é a inclusão na ordem do dia do Plenário.



10/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho de Ética aprova depoimentos de Cachoeira e Demóstenes

Conselho de Ética decide nesta segunda sobre cassação de Demóstenes Torres

Conselho de Ética decide hoje sobre abertura de processo contra Demóstenes

Conselho de Ética vai encaminhar novo pedido de informações ao STF sobre caso Cachoeira

Randolfe: depoimentos de delegados confirmam que Demóstenes fez ‘lobby’ para Cachoeira

Conselho de Ética insiste em ter acesso a inquérito do Supremo sobre Demóstenes