‘Construção civil é setor importante para o País’, diz ministro



O ministro das cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou nesta sexta-feira (18), durante café da manhã com dirigentes do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), de João Pessoa (PB) e empresários do setor, que o governo federal deve trabalhar junto com o setor produtivo da construção civil para realizar o melhor para a sociedade brasileira. "A construção civil ajudou alavancar a economia do País. Devemos construir alternativas com metas definidas e pensar juntos sobre as demandas da sociedade", disse o ministro para cerca de 20 participantes.

A principal parceria do setor com o ministério é na execução do programa Minha Casa, Minha Vida. O ministro lembrou que o programa melhora a qualidade de vida das pessoas que mais precisam, além de gerar emprego e renda. "Há muitos paraibanos que não podiam ter acesso a um imóvel se não fosse o subsídio do governo", disse.

O ministro declarou que as metas iniciais propostas para o MCMV já foram atingidas. Segundo ele, na primeira etapa do programa, a meta era de dois milhões de moradias contratadas até 2014. O número foi ampliado para 2,4 milhões e, no inicio de 2013, o governo federal percebeu que iria atingir a marca antes do previsto. "Hoje a meta é 2,750 milhões de unidades habitacionais até 2014. Vamos cumprir o planejado", garantiu.

Sobre os investimentos atuais, Aguinaldo Ribeiro disse que há recursos disponíveis no governo federal para bons projetos elaborados pelos estados e municípios. De acordo com ele, R$ 500 milhões é o recurso aproximado para a área de mobilidade urbana no estado da Paraíba.

O governo federal, segundo o ministro, compreende as dificuldades dos municípios para elaborar um bom projeto. Por isso, passou a disponibilizar recursos para esta finalidade. “Em 2013, na área de saneamento, só no Ministério das Cidades investimos R$ 500 milhões para a elaboração de projetos. Quase o que foi investido apenas em obras, cerca de 700 milhões, em 2003”, concluiu.

Fonte:

Ministério das Cidades



21/10/2013 11:03


Artigos Relacionados


Jucá propõe benefícios ao setor rural em MP que destina recursos para a construção civil

Tuma: para investimentos em construção civil, país precisa dos corretores

Mantega anuncia desoneração da folha do setor da construção civil

Ministro de Aviação Civil pede parceria público-privada para investimentos no setor aeroportuário

Construção civil foi o setor que mais contratou em junho, segundo pesquisa

Ideli registra crescimento do setor da construção civil no governo Lula