CPI do Banestado ouve Celso Pitta no próximo dia 27



A CPI do Banestado decidiu na reunião desta quarta-feira (14) ouvir o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, no próximo dia 27 de abril. Contas supostamente pertencentes a Pitta, que teriam recebido recursos desviados de obras públicas, vêm sendo rastreadas no exterior pelas autoridades policiais e do Ministério Público, que apresentaram elementos que justificaram a convocação de Pitta.

Os parlamentares também decidiram ouvir já na próxima terça-feira (20), às 11h, o bicheiro Antônio Claramunt, conhecido como Toninho Barcelona e tido como um dos maiores doleiros do país. Ele é suspeito de crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro, com conexões na polícia. O esquema, de acordo com o que investiga a CPI, permite a compensação de créditos e débitos com o exterior com auxílio da empresa uruguaia Lespan, também investigada.

Na sexta-feira (23), a comissão vai ouvir o bicheiro Alberto Youssef, acusado pelo Ministério Público de sonegar mais de US$ 33 milhões de impostos entre 1996 e 1999. Ele também é suspeito de lavagem de dinheiro. O presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), aguarda com grande expectativa os dois depoimentos.

- São dois doleiros relevantes. Tenho a convicção absoluta de que eles têm muito a informar para a CPI, tanto o senhor Toninho Barcelona, que será ouvido aqui em Brasília, como também o Youssef, que será ouvido no Paraná - afirmou Antero ao repórter Nilo Barrios, da Rádio Senado .

Depois de ouvir Alberto Youssef a CPI retorna para Brasília, já que a audiência com o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, acontece no Senado Federal.



14/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do Banestado ouve Celso Pitta na terça

CPI do Banestado convoca Celso Pitta

CPI do Banestado ouvirá ex-mulher de Celso Pitta

Celso Pitta é preso ao desacatar presidente da CPI do Banestado

Liminares do STF impedem que Celso Pitta deponha na CPI do Banestado

Celso Pitta deverá depor nesta terça na CPI do Banestado