CPI do Tráfico de Pessoas realiza audiência na terça



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o tráfico nacional e internacional de pessoas realiza, na terça-feira (31), às 11h, audiência pública sobre o tema, quando serão ouvidos representantes de entidades governamentais e organizações da sociedade.

Proposta pela senadora Marinor Brito (PSOL-PA), a comissão vai investigar a máfia que, segundo o requerimento de criação, movimenta todos os anos pelo menos US$ 32 bilhões e afeta cerca de 2,5 milhões de pessoas. "O tráfico de pessoas é uma das atividades ilegais mais lucrativas do mundo. Essa rede criminosa envolve violações a direitos humanos, exploração de mão de obra escrava, exploração sexual comercial e até tráfico de órgãos", justificou ainda a senadora no requerimento.

Para o debate, foram convidados o promotor de Justiça, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NEPT-GO), Haroldo Caetano da Silva; Delano Cerqueira, da Divisão de Direitos Humanos do Departamento de Policia Federal; Rodrigo Vitória, Oficial de Programa - Unidade de Governança e Justiça do Escritório das Nações Unidas para Combate e Prevenção ao Crime (UNODC); e Thiago Tavares Nunes de Oliveira, presidente da SaferNet Brasil, organização voltada à defesa de crianças e adolescentes na internet.

Integram a CPI os senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR), Angela Portela (PT-RR), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Waldemir Moka (PMDB-MS), Paulo Davim (PV-RN), Marinor Brito (PSOL-PA), Randolfe Rodrigues (PSOL-PA), como titulares; e Lídice da Mata (PSB-BA), Cristovam Buarque (PDT-DF), Ricardo Ferraço (PMDB-MA) e João Alberto Souza (PMDB-MA), como suplentes.



27/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do Tráfico de Pessoas realiza audiência em Belém

CPI do Tráfico de Pessoas realiza diligências e audiência em Salvador

CPI do tráfico de pessoas realiza primeira audiência pública

CPI do Tráfico de Pessoas realiza audiência no Amazonas nesta sexta

CPI do Tráfico de pessoas realiza audiência pública com quatro ministros de Estado

CPI do Tráfico de Pessoas inicia audiência