CPTM: Estações da linha B carregam quase um século de história



Nesta semana, as estações Quitaúna e Lapa da CPTM fazem 77 e 48 anos respectivamente

Na segunda-feira, dia 29, a Estação Quitaúna completa 77 anos de existência enquanto a Lapa B completa 48 anos, na quinta-feira, dia 1º. Pertencentes a antiga Estrada de Ferro Sorocabana, hoje ambas integram a linha B (Julio Prestes - Itapevi).

As duas unidades contam com bloqueios eletrônicos de acesso e validadores do Bilhete Único, que permitem a viagem integrada entre trem e ônibus da capital. Na Lapa são transportados diariamente uma média (abril) de 13.375 passageiros, ao passo que Quitaúna recebe 2.750 usuários.

Histórico

Entre 1939 e 1948, a Estação Quitaúna era chamada Duque de Caxias e também já teve vários prédios. Em 1934, o original foi ampliado.  Depois, em 1953, passou por nova reforma. Mais uma vez renovado, o prédio atual foi inaugurado em 1979 e localiza-se em frente a um dos maiores quartéis do Exército de São Paulo, em Osasco.

A história da Estação Lapa não é muito diferente. Aberta em 1958 com o nome de Km 7, teve a plataforma de embarque e desembarque concluída em 1961. Atualmente oste

05/29/2006


Artigos Relacionados


CPTM: Estações da linha B carregam quase um século de história

Especial do D.O.: Pinacoteca expõe quase um século de produção da história da arte brasileira

CPTM: Estação Botujuru tem quase um século de existência

CPTM: Avançam as obras das novas estações da linha F

CPTM: Estações da linha E completam seis anos

Trens: Estações da Linha D da CPTM completam 139 anos