Cristovam pede que eleitores lutem pela educação e o meio ambiente



Em pronunciamento nesta quarta-feira (3), em Plenário, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) convocou os mais de 2,5 milhões de eleitores que votaram nele na eleição presidencial de 2006 a se engajarem em uma luta em favor da educação e do meio ambiente. O senador também defendeu a implantação de programas emergenciais de combate à violência, à corrupção e ao desemprego. Ele propôs a adoção de um modelo de escola que seja "igual para todas as crianças, sem importar a renda da família e a cidade onde ela viva".

- Educação e ecologia são as duas pernas de um projeto pelo qual convoco os eleitores a lutar. Educação igual para todos, para existir chance igual entre classes, e ecologia para o modelo de desenvolvimento sustentável que assegure a mesma chance entre gerações. Mas essas duas pernas têm de caminhar num terreno sólido da sociedade - alertou.

Cristovam explicou que o país também precisa de "eficiência social" (moradia, água e esgoto para todos) e de "eficiência econômica", sem a qual não terá os recursos para fazer a revolução com base na educação e defesa da ecologia, além da eficiência no controle das contas nacionais.

O senador lembrou que, em pronunciamento feito no Senado em outubro no ano passado, disse que ia transformar sua campanha à Presidência da República em um movimento permanente de defesa do ensino, denominado Educação Já. Disse que já visitou 25 cidades, fazendo uma caminhada com a população, além de fazer 71 palestras, sempre com o objetivo de sair da idéia de 'cansei' para a de 'despertei'.

- Despertei para a percepção de que o crescimento econômico sozinho não vai fazer uma civilização brasileira satisfatória nem na justiça, nem na liberdade, nem no bem-estar. Não são as revoluções socialistas que vão servir, hoje, para fazer com que o Brasil derrube o muro da desigualdade, que nos divide internamente, e o muro do atraso, que nos separa de outros países. O que vai mudar este país é uma revolução pela educação - disse.

Em aparte, o senador Jefferson Peres (PDT-AM), que foi candidato a vice-presidente na chapa liderada por Cristovam, disse que "na campanha altamente polarizada, com dois candidatos com enorme suporte e estrutura de apoio, não sobrava espaço para as outras".

- Nenhum daqueles brasileiros que votaram em nós tinha ilusão que podia nos levar sequer ao segundo turno. Eles votaram numa causa, como se dissessem 'eu sei que vocês não vão [ganhar], mas sei que vocês estão certos - disse.

Também em apartes, manifestaram apoio a Cristovam os senadores Renato Casagrande (PSB-ES), Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e Eduardo Suplicy (PT-SP).



03/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam pede que empregadas domésticas lutem pela educação dos filhos

Cristovam pede que cidadãos lutem por escola de qualidade para todos

Cristovam propõe agenda para 2009 que inclui educação e meio ambiente

Meio Ambiente: Secretaria do Meio Ambiente promove Oficina de Educação Ambiental em Atibaia para pro

Inácio Arruda pede que países sul-americanos "lutem pela paz" na Colômbia

Suplicy pede a negros que lutem pela Renda Básica de Cidadania