Cultura gaúcha em destaque no Grande Expediente
      Dando início às comemorações da Semana Farroupilha na Assembléia Legislativa, o deputado Francisco Appio ocupou hoje o período do  Grande Expediente para falar sobre os aspectos culturais e artísticos da música gaúcha.
Em seu pronunciamento,  ressaltou a história fonográfica rio-grandense, abordada na publicação "Meus cantares, músicas e danças do gauchismo" de autoria do folclorista Paixão Côrtes.
Appio destacou o pioneirismo do disco gaúcho e da gravadora "A Electrica" no cenário discográfico brasileiro.
"Conforme pesquisas de Paixão Côrtes, a casa "A Electrica"  instalada em  Porto Alegre, no ano de 1913, marca o início da indústria de gravação e prensagem de discos no Rio Grande do Sul", disse. Na suas pesquisas, completou o deputado, Paixão Côrtes  relaciona temas de cerca de mil "chajas" ( como eram conhecidos os discos na época do gramofone) prensados originalmente em nosso Estado. Paixão Côrtes apresenta, também, em sua publicação um capítulo referente a cronologia dos discos gaúchos de 1900 até 1952.
Appio ressaltou ainda que a música e, em especial, a que retrata os costumes e tradições de um povo, somada ao valor social, proporciona freqüentemente uma verdadeira simbiose espiritual entre as pessoas das mais diversas localidades.
O deputado também prestou homenagem aos 150 anos de emancipação político-administrativo de Vacaria. Anunciou que, em outubro, acontece  o Primeiro Rodeio dos Verdes Campos de Cima da Serra para comemorar o Sesquicentário do município.
Os deputados Adolfo Britto (PPB), Ciro Simoni (PDT), Mário Bernd (PMDB) e Roque Grazziotin (PT) fizeram aparte ao pronunciamento do parlamentar. 
 09/13/2000
Artigos Relacionados
  
GRANDE EXPEDIENTE/Appio homenageia os 109 anos do Grande Oriente
  
Dia do médico é destacado no Grande Expediente
  
Grande Expediente homenageia a FIERGS
  
Grande Expediente homenageia Antônio Caringi
  
Grande Expediente homenageia a aviação nacional
  
Grande Expediente homenageia município de Vacaria