Curso de pedagogia dobra o número de formandos nos últimos sete anos



O número de professores formados em pedagogia praticamente dobrou em sete anos, segundo dados do Censo do Ensino Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Em 2002, o levantamento registrou a formatura de 65 mil educadores em pedagogia, enquanto em 2009 esse número subiu para 118 mil.

No mesmo período, o censo mostra que aumentaram em mais de 60% as matrículas nessa área de ensino — de 357 mil em 2002 para 555 mil em 2009. Também o ingresso aumentou no intervalo analisado — de 163 mil novos estudantes para 190 mil, o que representa evolução de 20%.

Para o governo brasileiro, os cursos de pedagogia são estratégicos para a política de formação de professores de educação básica. Em 2008, o MEC iniciou atividades de supervisão em 49 cursos de pedagogia e em 11 de normal superior que obtiveram conceitos inferiores a 3 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2005.

Como resultado da supervisão, 17 cursos de pedagogia foram desativados, 14 dos quais a pedido das próprias instituições e três determinados pelo MEC. Em outros seis cursos que não cumpriram as medidas de saneamento pactuadas, o MEC instaurou processo administrativo para encerrar a oferta. Os demais seguem sob verificação da Sesu.

O curso de pedagogia forma professores para trabalhar em creches, na educação infantil, no ensino fundamental regular (com turmas do primeiro ao quinto ano) e na educação de jovens e adultos correspondente ao ensino fundamental. 


Fonte:
Ministério da Educação

 

24/02/2011 19:22


Artigos Relacionados


Número de professores da educação básica dobra em sete anos

Brasil dobra número de mestres e doutores em dez anos

Número de recalls no Brasil dobra em oito anos

Número de acidentes com animais peçonhentos dobra em dez anos

Sete mil estrangeiros se naturalizaram brasileiros nos últimos cinco anos

FHC elogia desempenho do Congresso Nacional nos últimos sete anos