Cyro Miranda diz que Haddad deveria pedir demissão em razão dos novos problemas no Enem




Diante do último vazamento de provas do Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem), o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) disse que se fosse ministro da Educação ou presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediria demissão do cargo. O senador disse que o Enem tem sido apelidado de "Vexame Nacional do Ensino Médio". Nas provas do Enem 2011, salientou Cyro Miranda, foram repetidas questões do pré-teste de 2010.

Segundo o parlamentar, enquanto o Ministério da Educação possui estoque de 100 mil questões, seriam necessárias, conforme reportagem da revista Época, outras 40 mil questões. Além disso, disse o senador, a presidente do Inep, Malvina Tuttman, argumentou que somente 639 alunos do Ceará teriam de repetir a prova. Conforme Cyro Miranda ninguém pode garantir que o vazamento só tenha atingido esses alunos.

- O filme a que o Brasil começou a assistir com a aplicação do Enem 2011 já é conhecido por todos, porque tem sido reprisado sistematicamente ao longo dos últimos anos. Já ganhou o nome bastante popular e tende a transformar-se em um movimento nacional: 'enenganados'.

Para o senador, o novo problema relacionado ao Enem volta a demonstrar incompetência.

- Tanto o Mec quanto o Inep foram de incompetência extrema.
Como é que o Inep tem o desplante de reutilizar questões idênticas às do pré-teste aplicado no Colégio Christus de Fortaleza? Não é preciso ser especialista em segurança para dizer que foi um erro primário, coisa de amador - reclamou.

O parlamentar opinou que a gestão do Enem pelo Ministério da Educação e pelo Inep tem sido incompetente desde 2009, quando foram verificados desde problemas de inscrições pela internet até vazamento de provas, e, em 2010, erros de impressão nos cadernos com perguntas "embaralhadas e invertidas".

Para o senador, o problema não está no modelo do Enem que se tornou uma alternativa ao vestibular e de entrada para inúmeras universidades no país. O problema estaria nos "erros indefensáveis" e na proteção que se faz do ministro da Educação, Fernando Haddad.

- Vai ser um jogo de empurra-empurra para tentar fazer a corda arrebentar do lado mais fraco. Tentarão blindar o ministro Haddad e levar para a forca apenas a presidente do Inep, Malvina Tânia Tuttman - considerou.

Lula

Também em seu discurso, Cyro Miranda desejou sucesso ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua luta contra o câncer e disse que com "seu vigor e determinação" não ter dúvidas de que será bem-sucedido na empreitada.



31/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


ADEMIR: CLÓVIS CARVALHO DEVERIA PEDIR DEMISSÃO

Marta Suplicy deveria pedir demissão, afirma Jefferson Péres

Haddad explica providências para resolver problemas do Enem

Haddad fala hoje aos senadores sobre problemas no Enem

Cyro Miranda quer explicações sobre correção do Enem

Presidente do Inep pede demissão após problemas com o Enem