Cyro Miranda enumera erros do PT nos dez anos de governo



O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) fez duras críticas ao Partido dos Trabalhadores, que comemora em 2013 uma década no Palácio do Planalto. No Plenário, questionou os gastos sociais, a alta carga tributária, os escândalos de corrupção e ações que, para ele, são próprias de governos totalitários.

- É preciso dizer desta tribuna que o projeto político do PT esconde um desejo chavista e fidelista de fazer as instituições democráticas e republicanas curvarem-se ao maior poder dos comandantes e ditadores, como ocorre na Venezuela e em Cuba – declarou, nesta quarta-feira (20).

Como exemplo, citou a hostilidade de alguns membros da legenda à blogueira cubana Yoani Sánchez, no Brasil desde o início da semana. Para ele, ao hostilizar a dissidente do regime cubano, “o partido esqueceu-se das bandeiras que lhe deram origem, até a do livre pensamento”.

Corrupção

Cyro Miranda também listou escândalos de corrupção que envolveram o alto escalão do governo federal nos últimos tempos. Falou dos réus do mensalão, e seguiu mencionando o ex-ministro da Fazenda Antonio Palloci, o ex-assessor da Casa Civil  Waldomiro Diniz, a Gtech, os Correios, a máfia dos sanguessugas, os dólares nas cuecas, o dossiê dos aloprados, a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra e a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, além dos dossiês contra Fernando Henrique Cardoso e Ruth Cardoso.

O senador por Goiás também acusou o PT de impedir a apuração de desvios no Bancoop, na Conab, e nos ministérios dos Transportes, Turismo e Trabalho, entre outros.

- Os dez anos do PT mostraram que o aparelhamento político do Estado arruinou a Petrobras, orgulho dos brasileiros. Eles colocaram as bandeiras partidárias acima dos interesses da Nação – alfinetou. De acordo com ele, o Banco do Brasil também teria sofrido perdas relativas a uma forte ingerência política.

Programas sociais

Cyro Miranda reivindicou para o PSDB e o governo Fernando Henrique alguns programas sociais e os números relacionados a eles. E disse que todo o avanço social deve-se à estabilidade da moeda e avanços como a Lei de Responsabilidade Fiscal, que, na visão do senador, tem sido burlada pelo atual governo.

Avaliando a economia, Cyro reconheceu a redução na taxa selic como mérito da presidente Dilma, mas avisou que é preciso mais ousadia para que as empresas parem de pagar juros altíssimos em razão dos spreads bancários. Também lamentou que o Brasil continue a cobrar dos contribuintes impostos de países ricos, devolvendo serviços só vistos em países pobres.



20/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cyro Miranda diz que Obama visita o Brasil no melhor momento do país nos últimos 60 anos

Cyro Miranda faz balanço negativo do governo PT

Cyro Miranda diz que educação precisa ser prioridade de governo

Cyro Miranda diz que governo faz 'privatização pela metade'

Cyro Miranda culpa governo do PT por crescimento do analfabetismo

Cyro Miranda lamenta corrupção no governo federal