Debatedores destacam importância da inovação tecnológica na produção agrícola



O acesso a inovações tecnológicas e os serviços de assistência técnica e extensão rural foram os temas principais do debate realizado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) nesta sexta-feira (20), no auditório da Agrobrasília 2011, feira agropecuária do Distrito Federal. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que presidiu a reunião, destacou que o Brasil tem todas as condições de se consolidar como potência na produção agrícola com respeito ao meio ambiente.

Rollemberg ressaltou que, enquanto o território agrícola brasileiro aumentou 48% nos últimos 30 anos, a produção da agricultura teve crescimento de 260% no mesmo período. Para o senador, os dados demonstram a importância das inovações tecnológicas para o Brasil, por estas proporcionarem produção maior e com mais qualidade, sem necessidade de aumento exagerado da área plantada.

Na opinião do parlamentar, o Brasil tem todas as condições de se consolidar como potência mundial não só na produção agrícola, mas também na geração de energia limpa e no respeito ambiental. Ele também defendeu mais oportunidades para que os pequenos agricultores tenham acesso a linhas de crédito para que possam beneficiar suas produções com inovações tecnológicas.

- O Brasil pode ser a grande liderança mundial nessa transição da economia tradicional para a economia verde - afirmou Rollemberg, ao pedir mais investimentos públicos em ciência, tecnologia e inovação.

O representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Lúcio Brunali, ressaltou a importância de uma boa comunicação entre órgãos governamentais, institutos de pesquisa e produtores rurais, para que haja não só o uso de novas tecnologias no setor, mas também que os agricultores sejam beneficiados com transferência de conhecimento.

Brunali informou que a empresa busca tornar a linguagem científica mais acessível aos produtores rurais, priorizando a informação qualificada e a capacitação técnica. Segundo ele, a Embrapa está preparada para unir esforços e ajudar todo o setor, dos agricultores familiares aos grandes produtores.

O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Lúcio Valadão, afirmou que a agricultura familiar e os pequenos produtores são a prioridade da secretaria. Ele elogiou a criação do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural dentro do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o que deve ajudar na organização e implementação de políticas públicas para o setor. Ele também pediu às autoridades brasileiras mais investimentos, assistência técnica e financiamentos para a área de pesquisa agropecuária. 

Práticas sustentáveis 

Já o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), José Guilherme, avaliou que o produtor brasileiro, no geral, "produz bem, com qualidade e competitividade". Salientou, entretanto, que a produção agropecuária atual exige muito mais conhecimento do que antigamente.

- A sociedade exige práticas sustentáveis e o produtor tem de agir de maneira correta ambientalmente - afirmou o presidente da Emater, destacando que a empresa sempre procura a valorização da agricultura familiar.

José Guilherme lembrou que a conservação ambiental e a recuperação de áreas degradadas são de interesse de toda a sociedade brasileira, mas salientou que manter áreas de reserva e de proteção permanente representa um custo para os produtores. Para ele, o governo deveria instituir um pagamento por serviços ambientais, para que o produtor não tenha de arcar sozinho com despesas que vão beneficiar toda a sociedade. A ideia foi apoiada por Rollemberg.

O presidente da Cooperativa Agropecuária do Distrito Federal (Coopa-DF), Leomar Cenci, também ressaltou que as inovações tecnológicas são essenciais para o aumento sustentável da produtividade no campo. Ele destacou o trabalho realizado pela Embrapa junto a pequenos agricultores do Distrito Federal, o que possibilitou a criação de três novos tipos de trigo, muito mais produtivos que os convencionais.

Paulo Sales, representante da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP), explicou que a entidade busca apoiar iniciativas para alavancar o desenvolvimento agropecuário. Ele afirmou que as tecnologias do campo permitem o aumento da produção com respeito ao meio ambiente.

Por sua vez, Argileu Martins da Silva, representante do MDA, sublinhou a importância cada vez maior da oferta de linhas de financiamento para que os agricultores familiares tenham acesso às inovações tecnológicas.

Na abertura da reunião, Rodrigo Rollemberg elogiou os organizadores da Agrobrasília 2011, classificada pelo senador como uma das feiras mais importantes do setor na região Centro-Oeste. A feira, montada no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, a cerca de 60 quilômetros de Brasília, foi aberta na última terça-feira (17) e se encerra neste sábado (21).



20/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Debatedores defendem inovação tecnológica no centro da agenda de desenvolvimento do país

Debatedores destacam importância de dados mais precisos para desenvolver turismo no país

Senadores destacam importância de debater regras para valorizar produção cultural do país

Debatedores destacam papel da ‘economia criativa’ no desenvolvimento dos países

Novas mídias: debatedores destacam limites da liberdade e da privacidade na internet

Brasil lidera em inovação tecnológica, diz BID