Decisão sobre composição de comissões só sai depois do carnaval



O presidente do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), marcou para a primeira semana de março a reunião dos líderes partidários que irá definir a composição das comissões temáticas. Até lá, o PMDB deve escolher seu líder na Casa, que participará da reunião, junto com os senadores Hugo Napoleão (PI), Sérgio Machado (CE) e José Eduardo Dutra (PT-SE), líderes, respectivamente, do PFL, do PSDB e do Bloco Oposição. A distribuição das presidências e vice-presidências das sete comissões do Senado será feita proporcionalmente ao tamanho de cada bancada na Casa.

Hugo Napoleão disse que o PFL ainda não tem uma posição definida sobre que comissão o partido pretende presidir.

- Vai depender muito do que fizer o PMDB, primeiro partido a escolher, que parece que vai ceder a Presidência da Comissão de Assuntos Econômicos ao PSDB - disse ele.

Se essa hipótese se confirmar, informou Napoleão, a escolha do PFL deve recair sobre a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O senador aponta, no entanto, para a possibilidade de que os líderes encontrem uma solução de consenso, como aconteceu durante a definição da composição da Mesa Diretora.

- Vamos nos reunir e ver o que os partidos aspiram. Podemos chegar a uma solução mediante acordo - disse.

Mas o líder do Bloco Oposição, José Eduardo Dutra, adiantou que vai defender a prevalência do critério da proporcionalidade, o que permitiria aos oposicionistas a quarta escolha - depois do PMDB, PFL e PSDB. Isso garantiria à oposição ocupar uma presidência e uma vice presidência.

- A definição não pode levar em consideração as bancadas governistas e da oposição. Temos 13 senadores, um a menos que o PSDB, e vamos reivindicar espaço proporcional à bancada - disse.

Segundo Dutra, a oposição vai pleitear a Presidência da Comissão de Assuntos Sociais, possivelmente indicando o senador Jefferson Péres (PDT-AM) para ocupá-la.

20/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Escolha de presidentes das comissões deve ficar para depois do Carnaval, informa Jucá

Relatório sobre reforma do Judiciário deve ser analisado depois do Carnaval

Decisão sobre composição do Parlamento do Mercosul será tomada em agosto

Decisão sobre reforma administrativa fica para depois da ordem do dia

Almeida Lima vai se pronunciar sobre decisão do STF depois da reunião do PMDB

Jucá diz que decisão sobre 'royalties' deve ficar para depois das eleições.