"Defender a CPMF é defender o povo brasileiro", afirma João Pedro



Ao discursar nesta segunda-feira (10), o senador João Pedro (PT-AM) voltou a defender a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 89/07) que prorroga as vigências da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e da Desvinculação das Receitas da União (DRU) até 2011. O senador disse que a maioria da população brasileira está acompanhando os debates acerca do tema, e acrescentou que esses debates fazem bem para o país. Ele afirmou que todos os governadores do PSDB também defendem a prorrogação da contribuição e opinou que "votar pela CPMF é votar em defesa do Brasil".

- O meu partido vai votar em defesa do governo, em defesa da saúde pública, em defesa do combate à pobreza, em defesa dos trabalhadores rurais que dependem da CPMF. Enfim, defender a CPMF é defender o povo brasileiro - afirmou.

João Pedro disse que 50% dos recursos arrecadados com a CPMF são distribuídos para a saúde pública brasileira. Ele observou que, se a saúde "não vai bem, ficará pior" sem os recursos da contribuição repassados para o Sistema Único de Saúde (SUS), frisando que 75% dos brasileiros utilizam o SUS.

Em apartes, os senadores Wellington Salgado (PMDB-MG) e Serys Slhessarenko (PT-MT) apoiaram o pronunciamento do colega e reafirmaram que votarão a favor da prorrogação da CPMF. Wellington Salgado disse que os senadores que votarem contra a prorrogação terão de se explicar perante os eleitores caso a contribuição seja extinta.

- Que assumam depois a responsabilidade pelo seu ato. O voto é aberto. Vai estar lá. O povo vai ver como votei. Vou votar a favor da CPMF. Se, depois, houver problema na saúde, será responsabilidade de cada um - disse Wellington Salgado.

Serys disse que a CPMF é "o imposto mais democrático que existe, pois quem tem muito paga muito, quem tem pouco paga pouco". Ela disse ainda que a contribuição ajuda o governo a fiscalizar a sonegação.

- Realmente é um imposto fiscalizador e, como tal, quem não quer CPMF vai responder por isso, vai descer nos aeroportos deste país e dizer: eu sou o responsável por ter havido corte de tantos milhões na saúde, por ter havido o corte do Bolsa-Família - opinou Serys.

Também em aparte ao discurso de João Pedro, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse que a oposição não aceita "esse tipo de chantagem e de ameaça". Ele disse que "na periferia do Plenário" os senadores estão sendo ameaçados por presidentes de partidos e avisou que "isto não funciona". Dirigindo-se à Serys Slhessarenko, Heráclito também criticou o PT.

- O que faltou ao seu partido foi humildade para convencer, até porque o passado do seu partido em relação à CPMF não condiz com o que a senhora prega agora. O seu partido foi contra a CPMF - disse Heráclito.

Oscar Niemeyer

João Pedro aproveitou para homenagear o arquiteto Oscar Niemeyer, que completa 100 anos de idade no próximo sábado (15). O senador elogiou a matéria sobre o arquiteto publicada nesta segunda-feira (10) no Jornal do Senado.

- E o jornal, penso, faz justiça, com essa matéria especial, a esse cidadão brasileiro que orgulha todos os brasileiros. Ele é uma referência do Brasil e nós precisamos comemorar, com muito orgulho, com muita alegria, a história de Oscar Niemeyer. Esta Casa é fruto de sua imaginação, este Plenário faz parte do seu gênio, da sua obra inesquecível não só no Brasil, mas no mundo - elogiou João Pedro.



10/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


"Defender a CPMF é defender o povo brasileiro", afirma João Pedro

João Pedro diz que vai defender os sem terra na CPI do MST

João Pedro volta a defender criação da Universidade Pan-Amazônica

Paim volta a defender manutenção da CPMF

Cristovam volta a defender a troca da prorrogação da CPMF pelo fim da DRU

Heráclito critica ministro do Planejamento por defender prorrogação da CPMF