Defesa Civil trabalha para prevenção de acidentes fatais



Núcleo de Gerenciamento de Emergência permite monitoramento dos 645 municípios do Estado, 24h por dia

Criada no final dos anos 1970 e reorganizada em 1995 pelo então governador Mário Covas, a Defesa Civil desenvolve ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas. O órgão trabalha para conscientizar a população sobre a importância da participação popular na prevenção de acidentes com vítimas fatais. 

“Temos mostrado para a população como ela pode ser ajudada: o que fazer para evitar acidentes e a maneira correta de agir caso ocorra algo”, esclarece o 1º Tente PM Marcelo Kamada.

Do Núcleo de Gerenciamento de Emergência, a Defesa Civil monitora todos os municípios do Estado, 24h por dia, e atua junto a meteorologistas, que analisam as condições climáticas das regiões e disponibilizam informações que ajudam a manter a segurança da população.

“A meteorologia tem o papel de alertar a Defesa Civil, pois muitos eventos que ela atende são ocasionados pela chuva, por exemplo”, explica a meteorologista Marina Vicente Vieira. 

O Tenente Kamada ressalta que a colaboração da população é fundamental para o trabalho da Defesa Civil. Escolas interessadas podem realizar um trabalho conjunto com o órgão, que ministra palestras e disponibiliza material educativo. Mais informações no site.

Do Portal do Governo do Estado

 



11/14/2012


Artigos Relacionados


Defesa Civil trabalha para conter os danos das chuvas no Sul

18h25 - Defesa Civil do Estado divulga os nomes das vítimas fatais de Campos do Jordão

Defesa Civil alerta para o risco de acidentes por queda de raios

Reaberto crédito de R$ 482 milhões para defesa civil e prevenção de desastres naturais

Trabalho de prevenção da Defesa Civil do Estado tem contribuído para reduzir efeitos de desastres

Defesa Civil: comissões da Câmara e do Senado sugerem mais recursos para prevenção de desastres