Desenvolvimento do País depende da inovação tecnológica, afirma presidenta



Na cerimônia de entrega do 14º Prêmio Finep de Inovação 2011, realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a presidenta Dilma Rousseff afirmou que os investimentos em inovação tecnológica fazem parte da estratégia adotada pelo governo para garantir o desenvolvimento do País. Segundo ela, para ser um País forte, o Brasil precisa ser capaz de criar, inventar e inovar. Por isso, acrescentou, é prioridade para o governo qualificar os brasileiros para uma “nova era de desenvolvimento sustentada pelo avanço científico e pela inovação”.

“Não tenhamos dúvida. O Brasil só vai conseguir usufruir verdadeiramente os frutos da era de prosperidade que estamos construindo se investir metódica e sistematicamente em educação, pesquisas e tecnologia, e se for capaz de traduzir tal investimento em inovação. Não falta vontade política e decisão firme no nosso governo de investir em inovação”, disse a presidenta.

Ela explicou que, por meio do programa Brasil Maior, o governo ampliou os recursos destinados à Finep para apoiar pesquisas inovadoras nas empresas, com taxa de juros subsidiadas. Além disso, criou o Ciência sem Fronteiras, para conceder 100 mil bolsas para que estudantes e pesquisadores brasileiros aprimorem seus conhecimentos nas melhores universidades do mundo.

“Adotamos medidas para estimular o aumento do investimento privado em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Queremos que o Brasil seja capaz de absorver, criar e transformar o que há de mais avançado em tecnologia no mundo”, disse Dilma.

Segundo a presidenta Dilma, o Prêmio Finep, que reconhece os talentos na área de inovação nas empresas, instituições científicas e tecnológicas, públicas e privadas, mostra a importância atribuída ao tema pelo governo.

“Ele se insere no esforço que estamos fazendo no sentido de ter um País mais rico e mais forte, com maior capacidade de competir, de agregar valor, de inovar e dar um salto fundamental em direção a um país grande.”

 

Fonte:
Blog do Planalto

 



15/12/2011 16:44


Artigos Relacionados


Desenvolvimento do País depende da educação, diz presidenta

Debatedores defendem inovação tecnológica no centro da agenda de desenvolvimento do país

Sete entre 10 grandes empresas do País investem em inovação tecnológica

Audiência pública abre jornada pela inovação tecnológica no país

Presidenta afirma que Rio + 20 vai discutir novo modelo de desenvolvimento

Desenvolvimento do País depende da manutenção de uma classe média sólida