Dilma afirma que Brasil terá política de investimento para enfrentar crise internacional



A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (4), durante almoço oferecido ao rei da Espanha, Juan Carlos I, no Itamaraty, em Brasília, que o governo está se preparando para ter uma política de investimentos para enfrentar a crise econômica internacional.

“O Brasil está se preparando para um salto de competitividade em sua economia. Para isso é necessário um desenvolvimento acelerado de nossas capacidades científicas e tecnológicas. O Brasil também está se preparando para ter, diante do acirramento das crises e de processos recessivos na economia internacional, uma política pró-cíclica de investimento,” discursou a presidenta Dilma.

Segundo a presidenta, a superação da crise e a retomada do crescimento econômico não podem depender somente das ações dos países emergentes. Sobre os efeitos da crise na Espanha, Dilma afirmou ter confiança na criatividade e na força do povo espanhol para superá-la. “A retomada do crescimento em nível global não pode depender apenas de medidas adotadas pelos países emergentes. Em um momento de crise é fundamental insistir em uma ação coordenada e solidária entre todos os grandes atores da economia mundial, em especial, uma ação coordenada e solidária entre os próprios países da Europa”, disse a presidenta.

Durante o discurso a presidenta Dilma ressaltou ainda o avanço no encaminhamento de soluções reais para os problemas enfrentados por brasileiros para entrar na Espanha. O rei Juan Carlos I afirmou que as autoridades espanholas estão tomando medidas efetivas para agilizar e facilitar a entrada de brasileiros na Espanha. Ele disse ainda que a Espanha está trabalhando com seus sócios europeus para implementar reformas e estabilizar os mercados financeiros.

 

Fonte:
Blog do Planalto



04/06/2012 18:01


Artigos Relacionados


Secretária da ONU afirma que América Latina está preparada para enfrentar a crise internacional

Brasil tem bases para enfrentar crise internacional, diz Valadares

Brasil tem boas condições para enfrentar crise financeira internacional, diz Ipea

Mercadante diz que, sem a CPMF, Brasil terá dificuldades de enfrentar crescente turbulência financeira internacional

Nível de investimento estrangeiro atesta saída do Brasil da crise, afirma Meirelles na CAE

Dilma afirma que Brasil tem poupança para garantir crédito a empresas durante a crise