Docentes da Unesp participam da Campus Party



Engenheiro de Sorocaba coordena área de robótica

Alexandre Simões, docente do Câmpus de Sorocaba, coordena as atividades da área de robótica da Campus Party, evento de tecnologia digital que ocorre de 11 e 17 de fevereiro, no Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Pela primeira vez no Brasil, a Campus Party acontece simultaneamente na Colômbia e na Espanha, sede da organização sem fins lucrativos E3 Futura, responsável pela iniciativa.

Simões procurou reunir na Campus Party os principais grupos de pesquisa em robótica ligados a universidades e institutos, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Por outro lado, também contatou representantes de empresas nacionais e estrangeiras que oferecem produtos para as atividades robóticas, entre elas a Lego, Festo e PNCA.

Entre outras atividades, os inscritos participam de demonstrações e oficinas de construção de robôs de diferentes tipos. Na oficina ministrada pelo docente Marcelo Franchin, da Faculdade de Engenharia, câmpus de Bauru, por exemplo, o tema será a construção de pequenos robôs, dotados de inteligência artificial. Eles se movimentam sobre rodas e são controlados por sinais de rádio. "Os robôs construídos durante o evento vão participar de uma competição de reciclagem robótica, onde quatro deles competem em uma arena, cada um tendo que coletar lixo reciclável e levá-lo ao seu depósito", explica Franchin. Os alunos responsáveis pela criação dos robôs irão manipulá-los na arena. “O que coletar mais, ganha a partida”, completa.

Para Simões, eventos importantes como esse ajudam a recrutar novos estudantes, a atrair a atenção de empregadores para o trabalho dos recém-formados, e a seduzir o público consumidor em potencial. "Estamos formando pessoal que faz e consome robótica", esclarece. No dia 12, às 10 h, o docente dará uma palestra sobre o progresso recente do setor. “Os robôs não estão mais restritos às linhas de montagem fabris. Eles estão cada vez mais presentes em áreas como a medicina e a engenharia. Nos próximos anos devem chegar aos lares, como eletrodomésticos ou com função lúdica”, conclui.

Sobre o evento - A primeira Campus Party aconteceu em 1997. De acordo com seus organizadores, tem o objetivo de popularizar o uso da tecnologia digital. Para Simões, o evento cria um espaço onde diferentes tribos coexistem, trocam experiências e tecnologias. Na versão brasileira, os três mil participantes inscritos permanecem acampados na Bienal durante uma semana.

O grupo reunido é formado por pesquisadores ligados a universidades e a empresas, e por curiosos, aficionados por ciência e tecnologia. São pessoas que se interessam por áreas diversas como astronomia, desenvolvimento de softwares, jogos, modelagem de equipamentos, simulação computacional, robótica, blogs e arte digital. Em comum elas possuem o hábito de compartilhar comunidades virtuais e informações pela internet. O evento é uma das poucas oportunidades para interagirem face-a-face, participando de palestras, oficinas e competições.

Serviço:

Evento: Campus Party 2008

Data: 11 a 17 de fevereiro

Local: Bienal de São Paulo – Parque Ibirapuera/ Espaços: Térreo, Mezanino, 1º, 2º, 3º Pavimentos e Porão das Artes

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 03

Horários ao público:

11/2 (segunda-feira): 14 h às 21 h

12 a 16/2 (terça-feira a sábado): 10 h às 21 h

17/2 (domingo): 10 h às 14 h

Site: http://www.campus-party.com.br/

Da Unesp

(M.C.)



02/11/2008


Artigos Relacionados


Acessa SP e Escola do Futuro participam da Campus Party

Unesp seleciona docentes para Câmpus de São Paulo

Unesp seleciona docentes para o câmpus de São João da Boa Vista

A Copa do Mundo já chegou na Campus Party

Campus Party começa nesta segunda (27) em São Paulo

Simulador de voo com tecnologia nacional é exibido na Campus Party