Dramaturgia na Rádio Senado resgata grandes obras da literatura



A Rádio Senado estréia neste sábado, às 9h, o programa Prosa e Verso, que vai levar aos ouvintes um pouco da história e da obra dos grandes escritores brasileiros, portugueses e também da literatura universal. O primeiro programa aborda o conto Um Homem de Consciência, de Monteiro Lobato. A intenção da rádio e do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), responsáveis pelo programa, é despertar, principalmente entre os jovens, o gosto pela literatura.

- Muitas pessoas ficaram com impressão ruim da literatura, como se ela fosse parada na história, distante da realidade cotidiana. Queremos romper isso. Um texto produzido no final do século 19 pode estar tão atual, tão engraçado e cômico hoje quanto no momento em que ele foi apresentado - afirma Marco Antunes, professor de Literatura e roteirista do programa.

O conto de Monteiro Lobato relata a história de um brasileiro que não confiava em si mesmo, apesar de suas qualidades. Prosa e Verso usa recursos da radiodramaturgia, com atores interpretando os personagens e efeitos especiais sonoros para criar o "cenário" na cabeça do ouvinte. A partir da estréia, os programas poderão ser acessados e ouvidos no endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio.



21/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rádio Senado recorda grandes personagens do rádio brasileiro

RÁDIO SENADO RESGATA ANTECEDENTES DO AI-5

RÁDIO SENADO RESGATA PERÍODO PÓS-1964

Rádio Senado resgata história do salário mínimo no Brasil

RÁDIO SENADO RESGATA VIDA E OBRA DO COMPOSITOR DE FALSA BAIANA"

Rádio Senado e ILB aproximarão o ouvinte da literatura