Drogas, educação, segurança e qualidade de vida preocupam alunos-deputados



O projeto de lei que trata da educação agroecológica no meio rural, apresentado pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Glória, de Torres, foi aprovado por unanimidade na sessão plenária da tarde de ontem, dentro do projeto Deputado Por Um Dia, promovido pela Escola do Legislativo, da Assembléia Legislativa. Cinco escolas, sorteadas anteriormente, participaram da promoção, quando seus alunos desempenharam funções inerentes aos parlamentares, participando de reunião de líderes, elaborando projetos e levando as matérias a apreciação pelo plenário. A próxima edição do projeto Deputado Por Um Dia será realizada em novembro.

Mais quatro projetos foram apresentados, discutidos e aprovados durante a sessão de ontem. O primeiro, foi o da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paulo da Silva, que cria a Campanha SOS Litoral no Estado do Rio Grande do Sul. A matéria foi defendida pelo Partido de Pesquisas e Estudos. Seguindo a ordem do dia, o Partido Pró-Vida, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola, de Ibirubá, apresentou o projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade de as escolas efetuarem atividades antidrogas para todos os alunos da rede de ensino do Estado. A matéria foi aprovada, com 10 votos contrários.

O Partido da Frente Estudantil, representando a Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio, de Santo Antônio da Patrulha, teve aprovado o projeto que institui parcerias entre empresas públicas e privadas, entidades não-governamentais, instituições de ensino superior e escolas públicas do Estado para buscar uma melhor qualidade de vida e atender as necessidades dos educandários, no que diz respeito a pessoal especializado, cooperação técnica e auxílio financeiro.

O último projeto votado foi apresentado pelo Partido da Frente Jovem, da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa, de Porto Alegre. A matéria trata sobre a obrigatoriedade de segurança interna nas escolas públicas no Rio Grande do Sul. O projeto recebeu 23 votos contrários.
Após a votação das matérias da ordem do dia, os líderes do partidos foram à tribuna para o período das comunicações. Os estudantes reconheceram a validade da iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado, que permite aos alunos conhecer melhor as atividades dos parlamentares. E ainda, segundo eles,ajuda a desenvolver uma consciência sobre a importância do trabalho do Legislativo estadual. Janaína dos Santos, do Partido de Pesquisas e Estudos, disse que a iniciativa da Assembléia “incentiva aos jovens a buscar uma sociedade mais justa”.


08/27/2002


Artigos Relacionados


Porto Alegre sedia encontro nacional de qualidade de vida na segurança pública

Educação: Projeto Em Nome da Vida ensina alunos a respeitar e proteger o meio ambiente

Avanço da aftosa e isolamento do Estado preocupam deputados

Apagões preocupam deputados, que divergem na análise do problema

'Assunto de Estado': drogas e Fundap preocupam senadores capixabas

Descriminalização do uso de drogas e ampliação do aborto legal preocupam Gurgacz