"Durban trará clareza sobre os próximos passos na luta global contra a mudança climática," diz o negociador-chefe brasileiro



No penúltimo dia da COP 17, o chefe da delegação brasileira em Durban, Ministra do ambiente Izabella Teixeira e o negociador-chefe, embaixador Luiz Alberto Figueiredo manifestaram otimismo para um resultado positivo da Conferência.

Durante uma coletiva de imprensa na cidade sul-africana, o Embaixador Figueiredo falou sobre as perspectivas das nações envolvidas nas negociações: "Temos que agir agora, e estamos fazendo isso. Mas ao mesmo tempo, temos de olhar para o futuro, disse ele”.

"Temos que trabalhar agora para ter algo sólido, não para termos um fosso entre o que estamos fazendo até 2020 e a fase pós 2020. Isso é o que Durban vai resolver: Esta clareza sobre o que serão os próximos passos na luta global contra a mudança climática".

A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também expressou seu otimismo quando perguntada sobre como os países unidos no grupo BASIC estão indo nas negociações.

"Todos os países do grupo BASIC querem jogar juntos. Todos estão  trabalhando duro para encontrar uma nova maneira, não só para o Protocolo de Kyoto e o Fundo Verde, mas também sobre os próximos passos para além de 2020, que é o espírito político que eu conheci aqui,” disse ela.

Assista ao vídeo completo aqui.



09/12/2011 10:37


Artigos Relacionados


COP 17: Negociações em Durban "entram numa fase decisiva", diz o negociador-chefe do Brasil

Univesp oferece curso gratuito sobre mudança climática global

Chefe da delegação brasileira fala sobre as negociações em Durban

CMA avaliará resultados da Rio+20 com negociador-chefe do Brasil

País investirá R$ 200 mi contra mudança climática

CAE aprova fim do contingenciamento de verbas contra efeitos da mudança climática