Edição da revista ‘Em Discussão!’ sobre Rio+20 será lançada nesta terça



A 11ª edição da revista Em Discussão!, com 64 páginas, será lançada nesta terça-feira, às 17h30, na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). O tema deste número é a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, que acontece de 13 a 22 deste mês.

Mais de 130 chefes de estado confirmaram presença ao evento, que deverá centrar suas discussões em dois temas: economia verde, no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza; e a governança internacional para o desenvolvimento sustentável.

Produzida pela Secretaria Especial de Comunicação Social e editada pela equipe do Jornal do Senado, a revista Em Discussão! analisa o que se pode esperar da Rio+20, a partir de antecedentes históricos e das contribuições colhidas durante mais de uma dezena de audiências públicas promovidas pela CMA e pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Com base nessas participações de especialistas de áreas como energia, agricultura, água, desigualdade e soluções urbanas, o Senado apresentou ao governo federal um elenco de sugestões para subsidiar as posições brasileiras na Rio+20.

O Senado foi além dos debates promovidos nas duas subcomissões — ambas presididas pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) – especialmente criadas para este fim na CMA e na CRE. Participou e contribuiu na organização da conferência, por meio dos senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Fernando Collor (PTB-AL), e estará presente às discussões da Rio+20 com uma comissão especial, formada por 24 senadores.

Na apresentação da revista ao leitor, o presidente do Senado, José Sarney, destaca que “a sustentabilidade não é uma palavra a mais, mas a chave de nosso futuro”.

— O desafio da Rio+20 é encontrar o difícil consenso universal. Temos que ter a consciência de que é inviável um padrão de consumo que gasta acima da capacidade de renovação da Terra. Temos que acabar com a divisão entre os que têm em excesso e os que não têm nada. Temos que marchar para um modelo sustentável – adverte o senador.



04/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Edição da revista 'Em Discussão!' sobre mobilidade urbana é lançada

Terceira edição da Farmacopeia Homeopática será lançada nesta terça-feira

Revista ‘Em Discussão’ sobre defesa nacional é lançada na CRE

Lançada revista ‘Em Discussão’ sobre defesa nacional

Lançada revista 'Em Discussão!' sobre a adoção de crianças

Ana Amélia elogia nova edição da revista 'Em Discussão!' sobre a adoção no Brasil