"Educação abre portas para transformação da sociedade", diz ministra



Na abertura do Fórum Mundial de Educação, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), afirmou que "a educação como um direito humano abre todas as portas possíveis para a transformação da sociedade". O evento começou nesta terça-feira (21), em Canoas, Rio Grande do Sul.

Rosário lembrou que o educador Paulo Freire inspira o Fórum, realizado no ano do 50º aniversário da Experiência de Angicos (RN). Por isso, ela ressaltou a importância de "integrar as redes de educação formal com a educação popular". A ministra disse ainda que o Brasil fez uma ampla transformação na área ao considerar um direito a educação em todas as fases da vida.

Idealizado por Paulo Freire, o projeto Experiência de Angicos é considerado o processo de mudança pedagógica mais vasto e mais profundo já implantado no país, além de anunciar também a possibilidade de mudanças políticas e sociais também de ampla cobertura e de profundidades no Brasil e na América Latina.

Na próxima quinta-feira (23), a ministra retorna ao Fórum para participar do debate sobre a "Educação como um direito humano", às 9 horas.

Fonte: Secretaria de Direitos Humanos



21/01/2014 18:42


Artigos Relacionados


Odontologia da USP abre as portas para vestibulandos

Unicamp abre as portas para visitantes em setembro

Alvaro Dias: 'RDC abre portas para a corrupção'

São Pedro abre as suas portas para a Música de Câmara

MAC abre suas portas para visitação gratuita nesta terça

Museu da Casa Brasileira abre as portas para visitação noturna