Em seminário sobre a Constituição, presidente do Ipea aponta singularidade dos direitos sociais brasileiros



Na manhã desta quarta-feira (11), em palestra no Seminário 20 Anos da Constituição Cidadã, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, afirmou que a Constituição de 1988 foi decisiva para a estruturação e a montagem do padrão de proteção social e do trabalho do país. Ele destacou a "singularidade brasileira" na construção dessa proteção. A apresentação fez parte do painel "Ordem Econômica e Trabalho", que teve a mediação do deputado Mauro Benevides (PMDB-CE).

- Singularidade, pois levo em consideração as trajetórias de outros países. Lembrando que o que nós temos hoje, que é fruto da Constituição de 88, pode ser comparado com as experiências dos países capitalistas avançados - explicou.

Pochmann disse que essa singularidade pode ser percebida pela tradição brasileira nesses 500 anos. Para ele, não há tradição no país de rupturas políticas, econômicas e sociais e nem experiência com reformas e revoluções. A formação das classes trabalhadoras do Brasil é também outra forma de se perceber essa singularidade, observou Pochmann.

O segundo palestrante, Ricardo Antunes, professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Campinas (Unicamp), lembrou que a elaboração da Constituição ocorreu em uma década "muito importante", marcada pelas lutas sociais e políticas. Ele lembrou fatos importantes que marcaram a década de 1980, como a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), o nascimento da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

- Isso marcou um período paralelamente à luta que se fazia contra a ditadura militar - completou Ricardo Antunes.

O advogado Ulisses Riedel, último palestrante do painel, classificou a Constituição como um grande avanço para a população brasileira.

- Conseguimos elaborar leis, mas precisamos conseguir implementá-las. Um exemplo simples é o que conseguimos colocar na Constituição sobre o salário mínimo. Um simples artigo que, se nós conseguíssemos implementar, permitiria que o país avançasse muito mais - concluiu.

Mais informações sobre os 20 anos da Constituição no endereço http://www2.camara.gov.br/internet/constituicao20anos



11/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy diz que Constituição de 1988 ampliou direitos sociais

Proteção da adolescência pode ser incluída no rol de direitos sociais da Constituição

PEC inclui alimentação entre os direitos sociais previstos na Constituição

Proteção à adolescência poderá ser incluída entre os direitos sociais na Constituição

Saúde e educação são as prioridades dos brasileiros, aponta Ipea

Valter Pereira: Constituição de 88 elevou status de direitos sociais a mandamento constitucional