Em seminário sobre Legislativo, Marco Maciel defende reforma política



Em palestra proferida nesta quinta-feira (11) no 2º Seminário Internacional Estudos sobre o Legislativo - 20 anos da Constituição Brasileira, o senador Marco Maciel (DEM-PE) disse considerar que a Constituição de 1988 tem mais virtudes do que defeitos. No entanto, o parlamentar reconheceu que ainda há correções por fazer, como mudar o sistema eleitoral do país.

- Nós precisamos fazer a reforma política. Primeiro, mudando o sistema eleitoral. Segundo, criando verdadeiros partidos políticos, porque não é possível ter uma verdadeira democracia sem partidos fortes. Os partidos são os instrumentos de interlocução entre o governo e a sociedade. O sistema brasileiro não liga o eleitor ao partido, liga ao candidato -, argumentou o senador.

Durante a palestra, Marco Maciel traçou a história das Constituições do Brasil, identificando as principais características das Cartas de 1824, 1891 e 1988 e destacando os passos da democracia brasileira dentro do contexto mundial. Entre os avanços da Constituição de 1988, o senador mencionou a proteção aos direitos das minorias e, em clima descontraído, sugeriu a inclusão dos canhotos nessa categoria.

Também participaram do evento na tarde desta quinta-feira o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Ubiratan Aguiar, a socióloga Ana Liési Thurler, representando a UnB, e o sociólogo Renato Monseff Perissinotto, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O consultor-geral do Senado Federal, Bruno Dantas, coordenou os trabalhos da mesa.

O 2º Seminário Internacional Estudos sobre o Legislativo - 20 anos da Constituição Brasileira foi promovido pelo Senado Federal em parceria com a Câmara dos Deputados, o TCU e a UnB. Com duração de três dias, o evento começou na terça-feira (9) e se encerrou nesta quinta, com a participação do autor do livro Os Entraves da Democracia no Brasil e professor de Ciências Políticas da University of Pittsburgh, o americano Barry Ames.

Os debates aconteceram no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB).



11/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel defende reforma política

Marco Maciel defende reforma política que garanta governabilidade

Marco Maciel propõe reflexão sobre crescimento e reforma política

Marco Maciel diz que o Brasil precisa de uma reforma política

Marco Maciel quer que reforma política avance

Marco Maciel quer votar agora reforma política, com fim das coligações