Em sua mensagem ao Congresso, Lula diz que o Brasil tem boas condições para enfrentar a crise mundial



Em sua mensagem ao Legislativo, lida na sessão solene de abertura dos trabalhos do Congresso Nacional de 2009 nesta segunda-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que o país tem atualmente uma "boa margem de manobra" para superar a crise financeira internacional . A mensagem presidencial foi trazida ao Congresso pela ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil.

Entre as medidas mais importantes tomadas pelo governo federal para combater a crise, Lula destaca as ações emergenciais visando restabelecer a normalidade do crédito, implementadas pelos bancos oficiais. Ele também ressaltou as medidas para manter o nível de atividade econômica e de emprego nos setores com maior repercussão sobre o conjunto da economia como a agricultura, a construção civil e a indústria automobilística.

"Estou certo de que temos todas as condições para enfrentar os períodos mais agudos desta crise internacional, pois o Brasil que juntos construímos nestes últimos anos já não é mais o mesmo, é muito mais forte e, sobretudo, consciente de suas conquistas e de suas enormes capacidades de realização", afirma o presidente na mensagem ao Congresso.

Comemorando o fato de o Brasil ter expandido e diversificado sua pauta de exportações, com a conquista de novos mercados, principalmente em países da América Latina, Ásia e África, e também ter conseguido multiplicar por cinco suas reservas em moeda estrangeira, o presidente Lula diz que a crise, apesar de sua gravidade, poderá continuar a ser enfrentada com serenidade.

Lula reconhece ainda o papel fundamental do Congresso Nacional no debate de medidas a serem tomadas para conter a crise internacional e também na tramitação de pautas mais urgentes.



02/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil tem boas condições para enfrentar crise financeira internacional, diz Ipea

Sarney: Brasil tem boas condições de enfrentar a crise financeira dos EUA

Lídice da Mata vê perspectivas favoráveis para Brasil enfrentar crise mundial

Lindbergh Farias: Brasil precisará promover ‘afrouxamento fiscal’ para enfrentar a crise mundial

Perillo diz que Brasil precisa diminuir juros e gastos públicos para enfrentar a crise financeira mundial

Brasil corre risco de desindustrialização mesmo com economia sólida para enfrentar crise mundial, dizem economistas