Encontro debate políticas públicas para os idosos



Repensar o envelhecimento e a velhice requer priorização, planejamento e visão intergeracional. Esses foram os pontos destacados por representantes de 13 países que participaram do 3º Encontro Ibero-Americano sobre Direitos Humanos das Pessoas Idosas na Região, em Brasília (DF), que terminou nessa quarta-feira (2).

O secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), Biel Rocha, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), explicou que cada vez mais as políticas sociais devem ser entendidas como um acompanhamento dos indivíduos e das famílias, ao longo da vida.

Ainda no que tange a questão familiar, a coordenadora-geral dos Direitos do Idoso da SDH/PR, Neusa Pivatto Müller, disse que é preciso que haja uma nova ética intergeracional, pois a maioria das questões relativas ao idoso passa pelo seio familiar.

Biel Rocha destacou a importância do empoderamento das pessoas idosas no processo crescente de envelhecimento da população brasileira. “Se por um lado envelhecer é uma conquista, queremos desassociar a ideia de envelhecimento às doenças. As pessoas idosas são sujeitos de direitos que têm que ter acesso aos espaços públicos, transporte, saúde, acessibilidade urbana, para envelhecer de forma ativa e independente”, afirmou.

Neusa explicou que a integração das Políticas Públicas com enfoque de gênero, também foi um tema muito abordado no encontro. “Estamos em um momento em que a velhice se feminiza, pois cada vez haverá mais mulheres na população envelhecida”, alertou.

Outro tema de destaque foi o compromisso com os tratados, convenções e conferências de Direitos Humanos acompanhadas em âmbito internacional, que estabelecem padrões mínimos de realização dos direitos para a população idosa.

Encontro

Organizado pela Secretaria de Direitos Humanos, em parceira com a organização Ibero-Americana de Seguridade Social, o 3º Encontro Ibero-Americano sobre Direitos Humanos das Pessoas Idosas na Região aconteceu de 30 de setembro a 2 de outubro, e teve como objetivo debater temas relativos à garantia de direitos com foco na seguridade social, saúde, combate e prevenção da violência, diálogo social e participação das pessoas idosas.

Participaram do encontro cerca de 300 pessoas, vindas do Brasil, Argentina, Equador, Chile, El salvador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Deste total, metade são oriundos da sociedade civil e metade do governo. Os participantes foram indicados pelo Comitê Internacional Preparatório ao 3º Encontro Ibero-Americano sobre Direitos Humanos das Pessoas Idosas na Região.

Fonte:

Secretaria de Direitos Humanos

 



03/10/2013 18:53


Artigos Relacionados


Encontro debate políticas públicas para a juventude

Encontro debate políticas públicas para negros, negras e LGBT

Encontro na Bahia debate políticas públicas culturais

Casildo Maldaner defende políticas públicas para idosos

Mário Couto lamenta falta de políticas públicas para os idosos

Jorge Viana reivindica mais políticas públicas para idosos