Esporte nas escolas públicas poderá ter reforço de estudantes de Educação Física



Promover o esporte em escolas de educação básica e em comunidades carentes, com a participação de estudantes de graduação, especialmente dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física. Esse é o objetivo do projeto de Lei de iniciativa da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), o PLS 515/09, primeiro item da pauta da reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte marcada para terça-feira (4), às 11 horas.

O parecer do relator, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), é favorável ao projeto de Marisa Serrano, que autoriza o governo federal a instituir o Programa Universitário de Apoio ao Esporte. O PLS estabelece que os recursos financeiros necessários à execução do programa deverão ser fixados no Orçamento Geral da União do ano seguinte à publicação das normas que o regulamentarão.

"O programa poderá trazer benefícios ao esporte nacional como uma melhor preparação de professores de Educação Física e técnicos esportivos e a criação de novas gerações esportivas. Ele também poderá ampliar as possibilidades de preparação de atletas e técnicos para os eventos esportivos que terão sede no Brasil proximamente, em especial a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016", argumenta Cristovam Buarque em seu relatório. A matéria terá decisão terminativa na CE.

Sustentabilidade

O segundo item da agenda, o PLC 270/09, de autoria da deputada Rebecca Garcia (PP-AM), institui a Política de Educação para o Consumo Sustentável. O relator, senador Gilberto Goellner (DEM-MT), apresentou parecer favorável à matéria por entender que obedece a Constituição quando ela atribui ao poder público a incumbência de "promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente".

Já aprovado pela Câmara, o projeto determina a promoção de campanhas para a população em geral, através dos meios de comunicação de massa. Também estipula a capacitação de docentes que se tornarão multiplicadores desses conhecimentos nos programas de educação ambiental dos ensinos fundamental e médio. Um dos objetivos da Política de Educação para o Consumo Sustentável é incentivar mudanças de atitude dos consumidores na escolha de produtos que sejam produzidos com base em processos ecologicamente sustentáveis.

Também são objetivos da proposta estimular a redução do consumo de água, energia e de outros recursos naturais, renováveis e não renováveis, no âmbito residencial e das atividades de produção, de comércio e de serviços; promover a redução do acúmulo de resíduos sólidos, pelo retorno pós-consumo de embalagens, pilhas, baterias, pneus, lâmpadas e outros produtos considerados perigosos ou de difícil decomposição; e estimular a reutilização e a reciclagem dos produtos e embalagens. A matéria será votada em caráter terminativo. 



30/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Áudio | Aluno de Educação Física poderá reforçar ensino de esporte nas escolas

Educação física poderá ter carga horária de duas horas semanais nas escolas

Abertas inscrições para programa de esporte em escolas públicas de educação integral

Olimpíada de física das escolas públicas divulga resultado de 2012

USP e Sesc realizam congresso sobre educação física e esporte

Evento: USP e Sesc realizam congresso sobre educação física e esporte