"Estado e sociedade devem estar juntos contra o tráfico de pessoas", diz Cardozo



"Fraternidade e Tráfico Humano”. Esse foi o tema escolhido para a Campanha da Fraternidade 2014, lançada na tarde desta quarta-feira (5), em Brasília, na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entre os objetivos apresentados no texto base da campanha estão a denúncia de redes e estruturas criminosas causadoras de tráfico humano, a reivindicação de políticas públicas e meios para reinserção das vítimas.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participou do evento. Ele explicou que o governo federal já tem uma série de iniciativas que envolvem todos os órgãos envolvidos com o tema, como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria de Políticas para as Mulheres. "Agora temos essa oportunidade de junção de forças com a sociedade por meio da Campanha da Fraternidade", disse.

Em janeiro realizou-se a primeira reunião do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap), que vai buscar aprimorar as políticas de Estado, receber sugestões e enraizar a atuação da sociedade sobre o tráfico de pessoas. O comitê é considerado a instância maior de debate da política nacional de combate ao crime.

Um balanço de atividades desenvolvidas em 2013 acerca do enfretamento ao tráfico de pessoas no Brasil mostra que o ano passado foi marcado por avanços na política adotada pelo segundo Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, construído coletivamente com a participação de ministérios, organismos internacionais, estados, municípios e sociedade civil.

O levantamento mostra a consolidação de uma rede com núcleos e postos de enfrentamento ao tráfico de pessoas. São 16 núcleos e 12 postos avançados de atendimento humanizado ao migrante. Permanentemente esta rede se reúne para propor instrumentos e aprimorar o atendimento às vítimas, discutir estratégias de prevenção conjuntas e fortalecer a cooperação com os sistemas de justiça e segurança para a repressão ao crime.

A ação da pasta no combate a este crime também vem trazendo resultados com a produção de estudos, pesquisas e campanhas, como a Coração Azul, lançada em maio de 2013, que ajudam a mobilizar e informar a sociedade brasileira sobre o fenômeno. 

Fonte:

Ministério da Justiça



06/03/2014 10:55


Artigos Relacionados


Estado podem se cadastrar até o dia 20 para criar núcleos contra o tráfico de pessoas

Adotantes devem depor em CPI que investiga tráfico de pessoas

CPI do Tráfico de Pessoas ouve dirigente do Departamento de Estado Americano

CPI do Tráfico de pessoas realiza audiência pública com quatro ministros de Estado

Sarney: sociedade e Estado devem tratar idosos com dignidade

Governo dá posse à Comitê contra o tráfico de pessoas