Estados avaliam as agendas locais de desenvolvimento industrial
Representantes de 18 estados brasileiros, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) se reúnem na quinta-feira (2) para discutir a implementação de políticas de desenvolvimento regionais.
O 1º Encontro Técnico da Rede Nacional de Política Industrial (Renapi) será realizado em Brasília (DF), com o objetivo de incentivar a troca de experiências na construção de agendas industriais locais.
O diretor da ABDI, Clayton Campanhola, explica que o encontro será uma oportunidade para levantar demandas de ações para o próximo ano junto aos estados. “A ideia é discutir formas de apoio, entre elas, participação em feiras, programas de desenvolvimento e qualificação de fornecedores, atendimento a empresas emergentes, auxílio técnico, financeiro e institucional”, ressalta o diretor.
Participam do 1º Encontro da Renapi os núcleos da rede dos seguintes estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.
Para o coordenador da Renapi, Paulo Lacerda, o evento vai contribuir para o fortalecimento da rede. Os núcleos da Renapi, cuja instalação foi iniciada em 2008, atuam por meio da articulação entre os setores privado e público, representados pelas federações de indústrias e secretarias estaduais de Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
“Os núcleos, que não possuem instalações físicas, atuam por meio de articulações entre as esfera público e privada para levantar demandas voltadas ao aumento da competitividade industrial e definição de agenda de ações, além de acompanhar e monitorar a execução das atividades. Em seis estados, essas agendas foram assumidas pelas secretarias de governo como a política industrial do estado.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
02/09/2010 16:37
Artigos Relacionados
Produção industrial cai em 10 dos 14 locais pesquisados em agosto
Produção industrial cai em 7 dos 14 locais pesquisados em setembro
Produção industrial cresce em 11 dos 14 locais pesquisados em outubro
Produção industrial cresce em 6 dos 14 locais regiões em setembro
Produção industrial cresce em sete dos 14 locais pesquisados
Produção industrial cai em 7 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE em outubro