Eunício Oliveira anuncia nova subcomissão de reforma administrativa



O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), anunciou, nesta quarta-feira (2), a composição da nova Subcomissão Temporária de Reforma Administrativa do Senado. Durante 90 dias, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Vital do Rêgo (PMDB-PB), Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Cícero Lucena (PSDB-PB) estudarão o substitutivo elaborado pelo ex-senador Tasso Jereissatti (PSDB-CE), relator da subcomissão da CCJ que se dedicou a analisar o tema em 2010.

Dos senadores já confirmados nesta subcomissão, apenas Suplicy fazia parte do grupo de trabalho anterior. Mais um membro titular ainda falta ser indicado, já que o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) se declarou impedido de integrá-la por ser um dos três vice-presidentes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que elaborou dois pareceres com sugestões para modernizar a administração do Senado.

- Considero importante que a CCJ dê prioridade a esse trabalho. É preciso fazer com que o Senado atue de forma mais transparente, enxuta e em favor do povo brasileiro - avaliou Suplicy.

Por não integrar a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania na atual legislatura, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) - que participou da subcomissão anterior - não pode se juntar ao novo grupo. De qualquer modo, o peemedebista aproveitou para reunir a experiência acumulada na análise do tema no livro "O Senado nos Trilhos da História - Reforma Administrativa do Senado Federal - Análise Crítica e Propostas Alternativas", editado pela Casa.

- Como participei da subcomissão anterior, é obrigação minha atualizar os novos senadores sobre a matéria. E apelo para que levem a sério esse assunto - declarou Simon.

O senador Pedro Taques (PDT-MT) se comprometeu a ler o relatório da antiga subcomissão e o livro de Pedro Simon, apostando que o novo grupo irá realizar um trabalho que trará orgulho ao Senado. Já o senador Cícero Lucena, que acompanha de perto os assuntos administrativos como primeiro secretário, acredita que o estudo da nova subcomissão deverá aperfeiçoar a estrutura da Casa. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) também fez um apelo para que se faça a reforma administrativa necessária no Senado.

A eleição do presidente e do relator da Subcomissão Temporária de Reforma Administrativa deve acontecer na próxima reunião da Comissão de Justiça.

Haiti

Ao final da reunião da CCJ, o senador Sérgio Petecão (PMN-AC) pediu apoio a requerimento apresentado à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para que seja destacado um grupo de três senadores para avaliar a situação de cerca de 200 haitianos refugiados na fronteira do Brasil com o Peru.

O senador Jorge Viana (PT-AC) reforçou o pedido e concordou que o caso é grave e exige um acompanhamento imediato. Mas lembrou que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) já aprovou uma proposta de instalação de uma comissão temporária para fazer uma visita à região onde estão esses haitianos, localizada no território do Acre. Assim, propôs que os membros da Comissão de Justiça se unam ao grupo da CRE.

02/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eunício Oliveira: reforma administrativa agora será examinada pela Mesa

Eunício Oliveira informa que reforma administrativa será debatida ainda em outubro na CCJ

Suplicy anuncia fim dos trabalhos da Subcomissão da Reforma Administrativa

Ricardo Ferraço anuncia conclusão dos trabalhos da Subcomissão da Reforma Administrativa

Reforma política será prioridade na CCJ, diz Eunício Oliveira

Eunício Oliveira: reforma do ICMS está em compasso de espera