EXECUTIVO PODERÁ CRIAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS



O Plenário aprovou nesta quinta-feira (dia 14) projeto de lei da Câmara que autoriza o Executivo a constituir a Fundação Universidade Federal de Tocantins, vinculada ao Ministério da Educação. A proposta, antiga reivindicação dos parlamentares daquele estado, tramitou com urgência pelas comissões de Educação e de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e pela Câmara dos Deputados. Tocantins é o único estado da federação sem uma instituição federal de ensino superior.
Na votação da matéria, o senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) destacou que a criação da universidade representa uma grande conquista, desejada desde a criação do estado, há 11 anos. O senador informou que se trata, na verdade, da federalização da Universidade do Tocantins (Unitins) - estadual. Segundo Siqueira Campos, o governo federal receberá um patrimônio de R$ 25 milhões, uma vez que a instituição conta com oito centros universitários, bibliotecas e laboratórios.
O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) afirmou que a decisão do Senado representa a reparação de uma injustiça contra o estado e cumprimentou todos os que colaboraram na aprovação do projeto: parlamentares; o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, o ministro da Educação, Paulo Renato Souza e o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães. O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) também elogiou as personalidades envolvidas na decisão. "Em poucos momentos nos sentimos verdadeiramente úteis nessa Casa. Este é um deles", disse Patrocínio.
Antonio Carlos ressaltou que um estado não pode se desenvolver sem uma universidade. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) considerou a aprovação em tempo recorde da matéria uma demonstração inegável do prestígio do Tocantins junto ao governo federal e defendeu a necessidade de reestruturação do ensino superior. "Da forma como está, não é respeitada a isonomia entre os estados, uns recebem mais recursos que outros", disse.
O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) reconheceu o esforço do governo federal em prol da educação. O senador Roberto Freire (PPS-PE) aproveitou a ocasião para esclarecer que o PPS apóia a criação da universidade em Tocantins, diferentemente do que vinha sendo afirmado no estado. Em nome dos goianos, o senador Iris Rezende (PMDB-GO) parabenizou os cidadãos de Tocantins. "Em poucos anos, o estado se consolidou", disse. Como líder do PFL, o senador Hugo Napoleão (PI) cumprimentou o povo tocantinense pela conquista.

14/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto permite doação de imóveis da Universidade Federal de Goiás para a Universidade Federal de Tocantins

Executivo poderá criar fundo para reutilização de água

Executivo poderá criar fundo para reutilização de água

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS TEM AVAL DA CCJ

TOCANTINS TERÁ UNIVERSIDADE FEDERAL

CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADE FEDERAL NO TOCANTINS PASSA NA CE