Exploração de petróleo poderá reforçar a cidadania, diz Suplicy



Em pronunciamento nesta segunda-feira (12), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que a exploração futura de petróleo na reserva localizada no litoral entre Santa Catarina e Espírito Santo poderá gerar divisas para reduzir a desigualdade social no país. Segundo ele, o anúncio da descoberta da província petrolífera, feito pela Petrobras na semana passada, torna relevante a discussão do projeto de lei de sua autoria que institui o Fundo Brasil de Cidadania, que prevê o recebimento de uma renda mínima básica por todos os brasileiros, independentemente de origem social ou condição sócio-econômica (PLS 82/99).

A proposta já foi aprovada pelo Senado e tramita atualmente na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, onde tem como relator o deputado e ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes (PSB-CE).

Suplicy disse que manteve contato recente com o ex-superintendente-adjunto de exploração da Petrobras nos anos 80, o geólogo Giuseppe Bacoccoli, que teria sido o pioneiro a divulgar as primeiras informações científicas sobre a reserva localizada entre Santa Catarina e o Espírito Santo. Segundo Suplicy, o ex-funcionário da Petrobras teria lhe explicado que a capacidade anunciada do campo petrolífero é prematura, tendo em vista que se trata de uma reserva provável, e não uma reserva provada.

- Espero que a profecia de Monteiro Lobato, através das palavras de Visconde de Sabugosa: 'Petróleo o Brasil tem para abastecer o mundo inteiro durante séculos. No dia em que o Brasil passar de comprador a vendedor de petróleo, então, deixaremos de ver essa coisa tristíssima de hoje: milhões de brasileiros descalços, analfabetos, andrajosos, na miséria. Que possa a profecia de Monteiro Lobato tornar-se realidade. E a maneira de efetivamente acontecer isso é através da criação do fundo de cidadania - concluiu.

Canudos

Em seu discurso, Suplicy anunciou a encenação do espetáculo Os Sertões pelo grupo Teatro Oficina Uzyna-Uzona, do diretor teatral José Celso Martinez Corrêa, no próximo dia 14, em Quixeramobim (CE), e de 28 a 2 de dezembro, em Canudos (BA).



12/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Exploração de petróleo poderá gerar divisas para o reforço da cidadania, diz Suplicy

Recursos da exploração de petróleo na camada pré-sal podem ajudar a financiar o Fundo Brasil de Cidadania, avalia Suplicy

Fundo do Exército poderá contar com recursos da exploração do petróleo e do gás natural

Santo Antonio do Pinhal poderá ser o primeiro a implantar a renda básica de cidadania, diz Suplicy

CCT debaterá exploração de jazidas de petróleo do pré-sal

Áudio | Aluno de Educação Física poderá reforçar ensino de esporte nas escolas