Exposição em terminal urbano homenageia mulher negra



A exposição ‘Mulher Negra na Cidade de Rio Branco’ é lançada nesta sexta (21), às 9h, no Terminal Urbano da capital do Acre, como parte da programação do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e da agenda alusiva ao Mês da Mulher. O projeto conta com apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR), e tem como objetivo de dar visibilidade para a mulher negra no município. A mostra fica em cartaz até 31 de março, das 8h às 18h.

Iniciativa da Prefeitura de Rio Branco, por meio das Secretarias Municipais Adjuntas de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEADPIR) e da Mulher (Semam), a exposição homenageia 20 profissionais de diferentes áreas, em uma proposta de reconhecimento da mulher negra como sujeito de direitos, protagonista de ações de enfrentamento ao racismo e ao sexismo. A ideia é realçar a contribuição de cada uma delas na construção econômica, social e cultural da cidade, bem como sua participação decisiva nos movimentos sociais e em defesa de direitos para o conjunto da sociedade.

Eliminação da Discriminação

O 21 de março marca o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, data de mobilização e luta de homens e mulheres pela conquista de direitos para a população negra. No Brasil, apesar dos avanços e conquistas dos últimos anos, a mulher negra continua ocupando a base da pirâmide social, recebendo salários menores que os dos homens e mulheres brancas e também dos homens negros, assim como tem baixa representação nos espaços de poder e de decisão.

Fonte:
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial



21/03/2014 11:57


Artigos Relacionados


Seppir realiza seminário Sul-Sudeste da Política de Saúde da População Negra

Luiza Bairros diz que mulher negra tem que ser alvo principal de políticas públicas

Seppir promove videoconferência sobre políticas para mulheres negras

Ouvidoria da Igualdade Racial altera endereço eletrônico

Ouvidoria da Igualdade Racial muda endereço eletrônico

Palmares celebra Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial