Fátima Cleide condena a "desigualdade do saber"



Com base no Relatório do Desenvolvimento Humano Mundial de 2003, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) enumerou e condenou as desigualdades sócio-econômicas do Brasil, detendo-se, no entanto, a contestar a -desigualdade do saber- e a propor medidas que qualifiquem a educação pública brasileira.

No país, afirmou, os 10% mais ricos têm renda 65,8 vezes maior do que os 10% mais pobres, 80% das terras estão concentradas nas mãos de poucos e 9,9% da população vivem com menos de 1 dólar por dia, colocando o Brasil na 9ª posição da lista dos países com mais desigualdade.

- Há, entretanto, uma desigualdade que gera mais desigualdade, que limita o crescimento do ser humano, que destrói a capacidade de tomar decisões durante a vida. Falo da desigualdade do saber, que gera mais desigualdades, aprofundando a distância entra ricos e pobres - afirmou Fátima, ressaltando que 73,1% dos brasileiros não têm o ensino médio, sendo que apenas 19,3% dos jovens com 18 anos chegam a concluí-lo.

De acordo com a senadora, embora o Brasil tenha subido 16 posições no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas (ONU) devido a conquistas nas áreas de educação e saúde, -os números da educação pública estão longe de causar orgulho à nação brasileira-. Além da baixa escolaridade dos brasileiros, que dificilmente chegam ao curso superior, a senadora teceu críticas ao sistema de ensino, alertando que as crianças matriculadas nas escolas têm dificuldades em fazer cálculos matemáticos e interpretar textos.

Fátima apoiou a política educacional adotada pelo ministro da Educação, Cristovam Buarque, defendendo o aumento da taxa do Produto Interno Bruto (PIB) destinado à educação e o reajuste salarial dos professores - 75% deles ganham em média R$ 370.

- Oferecer a mesma qualidade de educação que têm os alunos abastados são medidas vitais para a superação das desigualdades - completou.




17/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide condena preconceito contra homossexuais

Fátima Cleide lê nota de condolências do PT

Fátima Cleide destaca sucesso do PAC

Fátima Cleide comemora resultados do PT em Rondônia

Fátima Cleide diz que não atacou governo de Rondônia

Fátima Cleide lê documento de bispos de Rondônia