Fátima Cleide destaca importância da Marcha das Margaridas



Em discurso nesta quarta-feira (22) no Plenário, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) destacou a importância da Marcha das Margaridas 2007, realizada pela terceira vez, em Brasília. A senadora registrou que a marcha contou com 50 mil participantes e foi organizada pela Secretaria de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

- Elas vêm a Brasília dizer que não aceitam que ninguém venha a mexer nos seus direitos e para garantir suas conquistas e ampliar os seus direitos. Elas vêm a Brasília dizer que não são apenas reprodutoras familiares, mas são, sobretudo, produtoras de alimentos - disse a senadora.

Fátima Cleide disse que participou da cerimônia de encerramento da marcha, nesta quarta-feira (22), que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros da Saúde, José Gomes Temporão; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; e do Turismo, Marta Suplicy; e das secretárias especiais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro; e de Políticas para Mulheres, Nilcéia Freire. Também participaram os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), José Nery (PSOL-PA) e Ideli Salvatti (PT-SC).

Fátima Cleide ainda leu a íntegra da Carta da Marcha das Margaridas 2007 e frisou que as manifestantes elaboraram pauta de reivindicações com mais de cem itens. Na Carta, as manifestantes firmam compromisso "contra a fome, a pobreza e a violência sexista" e pedem reconhecimento do papel que desempenham "na agricultura familiar, na garantia da segurança alimentar e nutricional e no desenvolvimento sustentável e solidário".

O movimento também afirma no documento que luta para assegurar e ampliar os direitos das mulheres "do campo e da floresta, de todas as raças, etnias e gerações"; defendem ainda uma reforma agrária "ampla e massiva", pois a questão agrária continua sendo "fonte permanente de violência no campo". Reivindicam também do governo federal apoio para as mulheres do campo, como assessoria técnica, capacitação, educação no campo e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Fátima Cleide, a ministra Nilcéia Freire, durante a cerimônia de encerramento, garantiu que o governo Lula "não aceitará a redução de nenhuma conquista das mulheres trabalhadoras rurais, bem como das mulheres brasileiras em geral".

Em aparte, o senador Sibá Machado (PT-AC) elogiou o pronunciamento da colega e acrescentou que, segundo dados da Contag, apenas 7% das mulheres do campo têm acesso a crédito financeiro, e 90% delas começam a trabalhar com menos de 15 anos de idade.



22/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide destaca importância de visita à China

Fátima Cleide destaca importância da CPMF para programas sociais

Áudio | Fátima Cleide comenta Marcha Nacional contra Homofobia

Fátima Cleide ressalta importância da CPMF para programas sociais

Fátima Cleide destaca sucesso do PAC

Fátima Cleide destaca Dia Nacional da Consciência Negra