Festival leva mais de 40 filmes nacionais ao público baiano



Acontece entre os dias 31 de outubro e 7 de novembro, nas cidades baianas de Salvador e Cachoeira, o IX Panorama Coisa de Cinema. Nesta edição, serão exibidos mais de 40 filmes brasileiros, além das competições internacionais, panoramas e das mostras em parceria com os festivais Indie Lisboa (Portugal) e Ficunam (México), que vão anunciar, ao término do evento, dois filmes brasileiros selecionados para suas próximas edições.

A competição nacional de longas trará ao público do Panorama Coisa de Cinema os filmes "Avanti Popolo", de Michael Wahrmann; "Educação Sentimental", de Julio Bressane; "Exilados do Vulcão", de Paula Gaitán; "O Homem das Multidões", de Cao Guimarães e Marcelo Gomes; "O Lobo Atrás da Porta", de Fernando Coimbra; "Pinta", de Jorge Alencar; "Morro dos Prazeres", de Maria Augusta Ramos; e "Tatuagem", de Hilton Lacerda - os dois últimos estreiam em circuito comercial no mês de novembro. A competição nacional de curtas tem 16 filmes - entre eles, "Contos da Maré", de Douglas Soares, "Jessy", de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge, e "Tremor", de Ricardo Alves Jr. Confira aqui a lista completa dos curtas em competição.

No intuito de incentivar a produção local, o festival também promove a competição de filmes baianos, que nesta edição trará “Hereros Angola”, de Sérgio Guerra e “O Menino Invisível”, de Murilo Deolino, entre outros. Já a seção Panorama Brasil, dedicada a filmes premiados, estão às obras “Exercício do Caos”, de Frederico Machado, “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”, de Cavi Borges e Luciano Vidigal e “Eles Voltam”, de Marcelo Lordello. Clique aqui e veja a seleção completa.

Os homenageados desta edição serão os realizadores Roberto Pires e Carlos Reichenbach. A filmografia de Carlão, como era conhecido, será representada pelos longas “Alma Corsária”, “Filme Demência” e “Garotas do ABC”, entre outros, e a de Roberto Pires, pelos clássicos “A Grande Feira”, “Tocaia no Asfalto” e “Redenção”, e por “Memorando A Grande Feira”, de Paulo Hermida, sobre a obra de Pires.

O festival também conta com panoramas internacionais e mostras específicas de países, como México, Alemanha e Itália; selecionadas por festivais, como o Indie Lisboa e Animage; e a mostra Hitchcock, que apresentará ao público do Coisa de Cinema a obra do mestre do suspense. O acesso às exibições é gratuito em Cachoeira, e em Salvador os ingressos serão vendidos a preços populares. O festival também promove oficinas gratuitas de roteiro, direção e crítica cinematográfica.

 

Fonte:
Agência Nacional do Cinema



24/10/2013 16:09


Artigos Relacionados


Festival Maranhão na Tela leva 21 filmes nacionais a São Luís

Começa no Rio e São Paulo o festival de filmes nacionais É Tudo Verdade

Suplicy destaca premiação de filmes nacionais em festival espanhol

Filmes nacionais recebem apoio para participar de festival na Alemanha

Distribuidoras nacionais de filmes têm crescimento de 50% de público em dois anos

49º Festival Villa Lobos leva obra do compositor ao público