Flávio Arns propõe instituição do Dia Nacional da Pastoral da Criança



O senador Flávio Arns (PT-PR) propôs que o dia 5 de dezembro seja instituído como o Dia Nacional da Pastoral da Criança. Nessa época do ano, é comemorado o Dia Internacional do Voluntário. Dessa forma, explicou o senador, a data foi escolhida porque a Pastoral soma mais de 150 mil voluntários no país. O projeto, de caráter terminativo, está na Comissão de Educação (CE).

Criada em 1993, em Florestópolis (PR), a Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em todo o Brasil, a entidade atende 77,7 mil gestantes e 1,6 milhão de crianças carentes menores de seis anos, segundo dados do segundo trimestre de 2001.

De acordo com Flávio Arns, a Pastoral desenvolve uma série de ações básicas de saúde, nutrição, educação e ações de cidadania. A família das crianças acompanhadas aprendem, assim, a valorizar e trabalhar com vigilância nutricional, identificar problemas de desnutrição, estimular o aleitamento materno, controlar doenças respiratórias e diarréia, usar o soro caseiro, prevenir doenças sexualmente transmissíveis e acidentes domésticos. Além disso, as atividades da entidade trabalham com a educação para a paz.

O senador destacou, ainda, que, nas áreas onde atua a Pastoral, a mortalidade infantil está em 13 óbitos no primeiro ano de vida para cada mil nascidos. A taxa brasileira de mortalidade infantil é de 34,6 mortes para cada mil crianças nascidas vivas, conforme dados de 1999. Outra conquista dos voluntários da Pastoral é a redução da desnutrição a 6% entre 1,6 milhão de crianças acompanhadas.

Flávio Arns também informou que a Pastoral trabalha com projetos complementares, como os de geração de renda, o de alfabetização de jovens e adultos e o de organização da Rede Brasileira de Informação e Documentação sobre Infância e Adolescência (Rebidia). Além desses, há o de Saúde Mental Comunitária, o Programa Familiar Natural, o programa semanal de rádio -Viva a Vida- e um jornal bimestral.



16/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns diz que pastoral da CNBB já atende a 2 milhões de crianças

Flávio Arns propõe instituir Dia Nacional dos Ostomizados

Alvaro Dias lamenta saída de Zilda Arns do comando da Pastoral da Criança

Alvaro Dias lamenta saída de Zilda Arns do comando da Pastoral da Criança

Flávio Arns presta homenagem à Fiocruz e lamenta descaso da população com a instituição

Flávio Arns reitera defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente