Flexa Ribeiro propõe reflexão sobre desafios do trabalho no Brasil



Mais do que uma data para festejar, o 1º de maio deve ser uma oportunidade para refletir sobre o desafio de criar condições adequadas para que o trabalho cumpra, no Brasil, suas funções psicológicas, sociais e econômicas. A opinião é do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que discursou nesta quarta-feira (2) sobre a passagem do Dia Internacional do Trabalho.

Para o senador, além de criar empregos e condições para a economia crescer, é fundamental tornar o trabalhador brasileiro mais eficiente e competitivo. Ele também apontou a necessidade de aumento da massa salarial, o que, observou, traria reflexos positivos para economia como um todo e para a arrecadação de impostos.

Outro desafio apontado por Flexa Ribeiro é incluir a imensa quantidade de pessoas que trabalham sem nenhuma proteção legal.

- A precarização, além de gerar muitos desdobramentos traumáticos na vida social, é, talvez, o lado negro da flexibilização do trabalho - disse.

Flexa acrescentou que, para discutir os parâmetros que regem as relações de trabalho no Brasil, caberá ao Congresso Nacional se debruçar o quanto antes sobre o tema da Reforma Trabalhista.

Na ocasião, Flexa Ribeiro homenageou "o grande trabalhador que foi Octavio Frias de Oliveira". O empresário, dono do jornal Folha de S. Paulo, morreu no último domingo (29), aos 94 anos. Outros senadores manifestaram seu pesar na sessão plenária desta quarta-feira.

- Frias será lembrado pela sua luta e de seu grupo jornalístico pela liberdade que todos queremos permanentemente - disse o parlamentar.

Pará

O senador citou ainda pesquisa do jornal O Liberal segundo à qual a falta de políticas públicas para geração de emprego e renda é o principal problema apontado pelos trabalhadores de Belém. Ele também cobrou da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), providências para retomar o repasse de recursos para obras de expansão da unidade de saúde da cidade de Ponta de Pedra, na Ilha do Marajó. Segundo Flexa, os repasses, provenientes de convênio firmado no governo anterior, foram interrompidos assim que Ana Júlia assumiu o cargo.



02/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro protesta contra declaração de José Nery sobre comissão externa que apura trabalho escravo

Flexa Ribeiro protesta contra declaração de José Nery sobre comissão externa que apura trabalho escravo

Lúcia Vânia propõe reflexão sobre 180 anos do Poder Legislativo no Brasil

Flexa Ribeiro propõe homenagem a acadêmico

Flexa Ribeiro propõe estímulo a investimentos em comunicações

Flexa Ribeiro propõe criação de participação especial na mineração