Funai estimula confronto entre índios e produtores no MS, afirma Ruben Figueiró



O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) acusou a Funai de estimular conflitos entre índios e produtores rurais no Mato Grosso do Sul. Segundo ele, muitas mortes já ocorreram no estado devido a permanentes confrontos.

– No centro desse processo encontra-se a Funai, autarquia federal que, infelizmente, tem atuado como a principal estimuladora dos confrontos entre índios e produtores rurais. Essa realidade vem de há muitos anos, mas, nos últimos tempos, sinais de radicalismo estão se exacerbando, sinalizando que poderá ocorrer o pior, caso as autoridades não tomem providências urgentes – advertiu.

Segundo o senador, as comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul ainda não conseguiram superar a secular condição de pobreza e dificuldade em que vivem, o que contribui para aumentar a tensão nos conflitos da região.

Ruben Figueiró também acusou a Funai de receber recursos de ONGs estrangeiras e de servir como “braço ideológico” do Conselho Missionário Indigenista. Ainda de acordo com o senador, a Funai desobedece atos normativos do Ministério da Justiça.

– A Funai está extremamente aparelhada, dominada por um modelo de pensamento arcaico, fechada em si mesma. A Funai diz defender os interesses das etnias indígenas em Mato Grosso do Sul, mas os submete à miséria e à degradação. A Funai diz agir conforme preceitos constitucionais, mas, por meio de caminhos burocráticos obscuros, estimula comunidades indígenas a adotar o confronto como forma de luta pela terra – disse Ruben Figueiró.



12/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ruben Figueiró cobra solução para conflitos entre produtores e indígenas

Ruben Figueiró acusa Funai de estimular conflitos de terra no MS

Expedito Júnior alerta para confronto entre índios e PF em Rondônia

Senadores cobram da Funai solução para conflitos entre agricultores e índios

Pavan pede providências da Funai sobre conflito entre índios e fazendeiros no oeste catarinense

Ana Amélia cobra ações imediatas para diminuir conflitos entre índios e produtores rurais