Gabrielli diz que campanha publicitária da Petrobras não é eleitoreira



O presidente da Petrobras, José Grabrielli, afirmou nesta terça-feira (11) que a campanha publicitária sobre a auto-suficiência brasileira na produção de petróleo vai destacar a capacitação técnica alcançada pela estatal ao longo de 53 anos, sem a inclusão de personagens famosos ou autoridades do mundo político. Segundo ele, o país produz atualmente 1,9 milhão de barris de petróleo por dia para suprir uma demanda diária de 1,8 milhão de barris.

- A Petrobras é motivo de orgulho e a campanha vai destacar o povo brasileiro, sem a participação de personalidades. Ela vai mostrar a importância do petróleo como a maior fonte de energia e que o produto não se resume a gasolina e óleo diesel. Ela vai mostrar uma vitória do Brasil, um dos poucos países auto-suficientes na produção de petróleo no mundo - disse Gabrielli, ao ressaltar que a produção diária de petróleo no Brasil deverá alcançar a meta de 2,3 milhões de barris em 2010.

Gabrielli explicou os objetivos da campanha publicitária da Petrobras em reunião conjunta realizada entre a Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) e a Comissão de Educação (CE), por iniciativa do senador José Jorge (PFL-PE). O presidente da Petrobras destacou que a auto-suficiência brasileira na produção de petróleo será reforçada com a inauguração, em meados deste ano, da plataforma P-50, localizada na Bacia de Campos (RJ). E ainda com a entrada em operação, em 2011, de uma refinaria da estatal situada em Pernambuco, e de um complexo petroquímico instalado no Rio de Janeiro.

Em resposta a José Jorge, o presidente da Petrobras garantiu que a campanha de auto-suficiência do petróleo não terá objetivos eleitoreiros e disse que a Petrobras nunca negou a competência de Duda Mendonça, cuja agência de publicidade é uma das três empresas responsáveis pela criação do projeto.

Gabrielli também disse que há "divergências antigas"entre a estatal e o Tribunal de Contas da União (TCU) no que se refere à renovação de contratos de publicidade sem licitação, a exemplo de aditivo recente firmado entre a Petrobras e Duda Mendonça. José Jorge insistiu que o aditamento estaria acima dos 25% do valor do contrato original, o que contraria a legislação.

Gabrielli explicou a José Jorge que o valor total da campanha, orçada em aproximadamente R$ 40 milhões, não constitui "nada de extraordinário", pois o governo anterior teria consumido aproximadamente R$ 50 milhões, em valores atuais, em ações de propaganda sobre a crise energética vivida pelo país, em 2001. O presidente da Petrobras também eximiu a estatal de qualquer responsabilidade por supostas irregularidades no contrato firmado entre a estatal e a empresa GDK para a construção de plataformas marítimas. Segundo ele, a Petrobras só irá manifestar-se sobre o caso após o pronunciamento final do TCU.

Investimentos

Durante a audiência pública, Gabrielli disse que a auto-suficiência brasileira na produção de petróleo não deve favorecer uma redução do preço dos combustíveis no país, pois a cotação desses produtos obedeceria a mecanismos definidos pelo mercado internacional. O presidente da Petrobras explicou que a auto-suficiência terá como conseqüências o fortalecimento da economia, a geração de mais empregos, a estabilidade do crescimento econômico, o aumento da segurança energética e o acréscimo no repasse de royalties e participações especiais feito pela empresa aos estados produtores, entre outras. Gabrielli disse que a previsão de investimentos da empresa para o período 2006/2010 é de US$ 11 bilhões anuais. Desse total, explicou, cerca de 87% serão aplicados no Brasil, sobretudo em atividades de produção e exploração de petróleo.

Gabrielli ressaltou que a auto-suficiência brasileira na produção de petróleo só estará viabilizada no longo prazo se forem feitos investimentos em recursos humanos e na descoberta de novas áreas exploradoras, entre outros. Em resposta ao senador Valdir Raupp (PMDB-RO), o presidente da Petrobras disse que a estatal pretende contratar 9.500 pessoas por meio de concurso público até 2008. E explicou que a Petrobras aguarda a definição de arranjo societário para dar início às obras do gasoduto Urucu-Porto Velho, em Rondônia.

Gabrielli disse que a cotação atual da marca Petrobras no mercado publicitário é de US$ 554 milhões. Segundo ele, cerca de 0,16 % do faturamento da estatal será dirigido neste ano para investimentos em publicidade.Os investimentos da Petrobrás em todos os setores já totalizaram cerca de US$ 207 bilhões, no período de 1954 aos dias atuais, disse Gabrielli.

11/04/2006

Agência Senado


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