Garibaldi diz faltar consenso em torno da criação de CPIs no Senado



Em resposta a questão de ordem apresentada em Plenário pelo senador Mário Couto (PSDB-PA), nesta terça-feira (26), o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, informou ainda não haver consenso sobre o encaminhamento a ser dado aos cinco requerimentos para criação de comissões parlamentares de inquérito (CPIs) que aguardam leitura - um deles de autoria do próprio Mário Couto.

- É preciso haver um consenso entre as lideranças. Cinco CPIs não podem funcionar simultaneamente. Algum critério tem que ser estabelecido para compatibilizar o funcionamento das CPIs com o da própria Casa - argumentou.

A oposição pressiona para que seja dada prioridade ao requerimento do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que cria uma CPI exclusiva do Senado para investigar irregularidades no uso dos cartões corporativos do governo federal. Uma CPI mista foi criada no Congresso, semana passada, mas há um impasse entre governo e oposição a respeito da divisão de seus postos de comando. Em reunião realizada nesta terça-feira (26), os líderes decidiram que, caso o governo não ceda a Presidência da CPI Mista dos Cartões Corporativos à oposição até as 14h desta quarta-feira (27), o requerimento de criação da comissão exclusiva do Senado será lido.

O requerimento de Arthur Virgílio, porém, foi o último dos cinco protocolados na Mesa do Senado. O primeiro dos que aguardam na fila é a proposta do senador Romeu Tuma (PTB-SP) de criação de uma CPI para investigar o esquema de fraudes em licitações da Petrobras, revelado pela Polícia Federal na operação "Águas Profundas". Já o requerimento de CPI de Mário Couto (PSDB-PA) pretende apurar supostas irregularidades em licitações do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), apontadas em relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU).

Já o senador Magno Malta (PR-ES) pretende apurar a utilização da Internet na prática de crimes de pedofilia, além da relação dos mesmos com o crime organizado. Há também uma proposta de criação da CPI do Apagão Intelectual, protocolada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF).



26/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi aponta inconveniência na criação de duas CPIs

José Agripino aponta falta de consenso em torno da reforma tributária

Cristovam defende criação de CPIs permanentes no Senado e na Câmara

Cristovam elogia carta de Dilma a FHC e pede consenso de partidos em torno de agenda para o país

Garibaldi aguarda entendimento em torno de uma "CPI compartilhada"

Garibaldi diz acreditar no entendimento em torno de uma "CPI compartilhada"